Apresentação

Único espaço no Rio de Janeiro dedicado exclusivamente à literatura, a Estação das Letras oferece, desde 1996, cursos e oficinas que abrangem todo o universo da escrita, além de cursos específicos voltados à formação de profissionais para o mercado editorial. Como pólo irradiador de incentivo à leitura e à escrita, também desenvolve e coordena cursos sobre a vida e a obra de importantes escritores.

Os cursos e oficinas de criação literária visam atender um público interessado em literatura e artes, que também deseja colocar suas ideias no papel. Este é um dos principais objetivos da Estação das Letras. Autores e professores renomados exploram, com sensibilidade, criatividade e técnica, todos os gêneros: conto, crônica, literatura infantil, poesia e romance, além das escritas criativa e técnica.

A Estação é pioneira e única no Rio de Janeiro e no Brasil em formação extra-acadêmica para o mercado editorial. Regularmente,habilita revisores, editores de texto, gerentes e atendentes de livrarias – mão-de-obra especializada, rara e imprescindível. Em breve, inaugurará seus cursos à distância, possibilitando a participação de alunos do Brasil e do exterior.

Nomes consagrados da literatura brasileira fazem parte do seu quadro de professores, entre eles, Affonso Romano de Sant’Anna, Ana Maria Machado, Cleonice Berardinelli, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Ruy Castro. Além de Ana Letícia Leal, Carola Saavedra, Carlito Azevedo, Claudia Lage, Jair Ferreira dos Santos, Luiz Ruffato, Ninfa Parreiras e Silvia Carvão.

De suas salas de aula, saem talentos reconhecidos no país, publicados por grandes editoras e premiados no Brasil e no exterior.

O espaço conta com a livraria Literárea, especializada em literatura, lingüística, teoria, história e crítica literária.

A Estação também realiza cursos para empresas, consultoria, curadoria e produção de eventos, análise de originais.

COORDENAÇÃO SUZANA VARGAS

suzanaCriadora e diretora da Estação das Letras, Suzana Vargas tem se dedicado à divulgação e à dinamização das letras e da cultura no Brasil. Idealizou e coordena o projeto Rodas de Leitura.

É mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional e especialista em Leitura. Poeta, ensaísta e autora de literatura infantil e juvenil, tem vários títulos publicados, entre eles Leitura: uma aprendizagem de prazer, Caderno de outono e outros poemas e O amor é vermelho.