As dores e delícias de ser ghostwriter

EMENTA

Um ghostwriter é aquele que escreve o livro que você sempre sonhou escrever, não assina e desaparece como um fantasma após o processo. A função do ghostwriter é pesquisar, entrevistar, recolher arquivos, papéis esparsos, enfim toda a memorabilia sobre o assunto e, especialmente, OUVIR o que o autor, porque as ideias, o jeito de se comunicar, os maneirismos são daquele que assina o livro. O ghost é simplesmente um ghost e disse deve se orgulhar.

O mercado editorial a cada ano abre mais as suas portas para livros de grandes empresários, que contam seus casos de sucesso; artistas famosos que assinam suas biografias; políticos que encontram outro veículo para suas plataformas eleitorais. É nesse momento que entra em cena o ghostwriter, aquele que transforma em livro os pensamentos dos outros. E depois some, como um bom fantasma.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra essa atividade é extremamente rentável. No Brasil, a cada dia cresce a demanda por profissionais capazes de transformar a vida dos outros em memórias vivas. Um mercado de trabalho pouquíssimo explorado em busca de jornalistas, profissionais da área de livros, estudantes de jornalismo, de ciências sociais, letras e todos os outros interessados na área editorial.

Enfim, AS DORES E DELÍCIAS DE SER GHOSTWRITER é um curso aberto a todos aqueles que gostam de escrever.

A abordagem metodológica privilegia a interação e valoriza a experiência, explorando casos, estabelecendo debates e discussões, abordagem crítica de trabalhos publicados e muitos exercícios.

Primeira aula: O que é uma biografia e as diferenças com a chamada autobiografia com ghost writer. Definição de autor e ghost, as funções de cada um, como deixar o ego de lado, não assinar um trabalho e entender que tudo que está contido lá pertence ao imaginário do outro. Onde se aplica o conceito de ghost – em especial em biografias e livros técnicos, não sendo possível na ficção, seja prosa ou poesia. Como “desaparecer” de forma a valorizar a voz do outro. Como reproduzir o estilo e a personalidade de outra pessoa em sua forma de escrever. Os mais fáceis e os mais difíceis na relação ghost-autor. As dores e agruras, como driblar o entrevistado que não fala. Como fazer se alguém conta a sua vida em duas horas, apesar de ter 86 anos. As delícias: ouvir “nossa, parece que ele está falando com a gente” ou “seus livros são tão diferentes”. Acordo de confidencialidade, dicas de pesquisa. Exercício em dupla onde um assume o papel de entrevistado e o outro de ghost.

Segunda aula: Como conduzir as entrevistas, como pesquisar, correção ou não de erros, como transformar memórias dos outros em livro. Análises de casos, bons e maus exemplos de livros escritos por ghosts. A técnica do texto: como escolher cenas marcantes para abrir e fechar o livro, sem medo do clichê, é preciso criar a vontade de ler o livro, a necessidade de plots dramáticos, mas reais. Técnicas para atrair a atenção do leitor; o segredo para escrever uma boa abertura, encadeamento cronológico e não-cronológico, estilos de texto, boxes informativos. Os livros técnicos, como se preparar para escrevê-los, pesquisa procedente. Leitura de aberturas de livros consideradas boas e seus truques. As péssimas aberturas e como evitá-las

Terceira aula: Os vários tipos de contrato de ghost writer, porque ele pode receber um valor fixo por seu trabalho, uma porcentagem nas vendas (como adiantamento), ter seu nome na capa (alguns americanos dizem que esse acordo é fundamental), ter seu nome na página de rosto, ter seu nome nos créditos. Vantagens e desvantagens de cada modelo. Modelo de proposta a ser enviada pelo ghost ao autor. Relação com o autor: Os conflitos de interesse mais comuns, como contorná-los. Como se colocar no mercado, modelo de site e dicas para torná-lo visível. “Causos” de clientes completamente ensandecidos buscando livros impossíveis.

PROFESSOR

Profª. Tania Carvalho – Carioca, jornalista desde a década de 70, começou a trabalhar na revista Manchete. Em 1974, ganhou o Prêmio Rondon de Jornalismo por uma reportagem realizada na Amazônia com jovens estudantes cariocas realizando trabalho voluntário na região. Nestes anos de profissão passou por diversas publicações: Última Hora, Revista do Rock, Mais, Cláudia, Criativa, Desfile sempre fazendo perfis de artistas, sua maior especialidade, tendo entrevistado quase todos os ídolos da MPB, televisão e teatro ao longo deste tempo – Elis Regina, Tom Jobim, Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, entre mais de 300. Durante 14 anos trabalhou na Rede Globo, na Central Globo de Comunicação, fazendo parte da equipe pioneira do Departamento de Divulgação, que criou uma publicação semanal, parâmetro para todas as outras posteriores. Em 2001, enveredou pelo país, a bordo de um monomotor, para refazer a rota dos pilotos do Correio Aéreo Nacional, o CAN, que nos anos 30 desbravaram o Brasil Central. Desta aventura, ao lado do piloto e coordenador Isio Bacaleinick e do fotógrafo Lalo de Almeida nasceu o livro Nas Asas do Correio Aéreo, lançado no final de 2002. Em 2003, lançou Irene Ravache – Caçadora de Emoções, primeiro livro da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Depois disso, escreveu e lançou mais 15 títulos para a mesma coleção, dentre eles, as biografias de Tony Ramos, Ney Latorraca, Aracy Balabanian, Tônia Carrero – finalista do Prêmio Jabuti de 2010. Lançou 100 dias em Paris, um dos livros mais vendidos no Natal de 2013. Trabalha como ghost writer há alguns anos, tanto para editoras como para pessoas físicas, tendo escrito biografias, livros sobre administração pública, gestão de portos. Mais informações em: www.tcproducoes.net.

AGENDA

Período e horários

Dias 23, 24 e 25/07/2018 das 18h30 às 20h30 | Carga horária: 6h

 Valores

R$ 350,00 | Tx. de matrícula: R$ 50,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (estacaodasletras@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 50% de desconto na maioria dos cursos. As vagas são limitadas.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES


Para inscrições e mais informações envie-nos um E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br