Aula Aberta com Frei Betto

Ofício de Escrever

O Ofício de Escrever  é o tema da aula inaugural do 1º semestre do IEL-Instituto Estação das Letras, que Frei Betto proferirá na Fundação Casa de Rui Barbosa dia 30 de janeiro, das 16 ás 18h.

Na aula, destinada aos alunos, professores e amigos do Instituto, Frei Betto fará uma série de reflexões sobre o ato de escrever que, para ele, mais do que simples ofício, é uma verdadeira missão. Mas não se limitará a discorrer sobre seus próprio hábitos e segredos de escritor, focalizará também a necessidade da leitura, da disciplina, e a técnica de grandes autores como  Shakespeare, Cervantes, T.S. Eliot, Bartolomeu Campos de Queirós, Adélia Prado. Segundo ele, a literatura é o avesso da Psicanálise: “quem ocupa o divã é o escritor que convida o leitor a ser seu analista.” E acrescenta: “Escrevo para ser feliz”.

O evento, com entrada franca –  aberto a toda a comunidade carioca – é dedicado aos alunos da Casa. Trata-se, na verdade de um presente que o IEL – que completa uma ano em 2018 –  ganha do escritor.

Paralelamente ao evento, Frei Betto ficará à disposição para autografar seus livros, entre os quais o mais recente, lançado em 2017, Oficio de Escrever.

 

Data: 30/01 – 16h

Local: Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134 – Botafogo