Ciclo Profissão: Escritor

EMENTA

Não basta ter uma história na cabeça e colocá-la no papel. É preciso entender como Não basta ter uma história na cabeça e colocá-la no papel. É preciso entender como funciona o mercado de livros para fazer valer a elaboração de uma obra literária e trabalhar em um ou mais projetos editoriais. A velocidade dos meios digitais e a renovação do processo de publicação interferem e exigem dos profissionais da palavra um reposicionamento, sendo necessária uma atualização e reciclagem de conhecimentos e trocas de experiências. O ciclo Profissão: Escritor pretende desmistificar o censo comum destrinchando a cadeia editorial e inserindo o ofício do escritor nesse contexto. O panorama do trabalho do escritor profissional do início ao fim do processo. Vamos interagir com profissionais com experiência no assunto, conversar sob o ponto de vista de autores, agentes literários, editores e jornalistas, e conhecer prós e contras, erros e acertos sobre a dinâmica de empreender na escrita. Participação de 7 profissionais do mercado do livro.

O ciclo Profissão: Escritor reflete e estimula ações ligadas à formação e profissionalização de escritores, destrincha as etapas da cadeia editorial – da concepção do projeto ao livro impresso nas mãos do leitor, passando pela gestão, produção e empreendedorismo – do início ao fim do processo.

Conteúdo programático

Formação, leituras e autores de cabeceira.

Diversificação (ou não) de gêneros.

Ficção e não ficção.

O livro de estreia.

A relação com outros a(u)tores da cadeia do livro.

Livro infantojuvenil: a relação com o ilustrador.

Cada livro tem seu público-alvo. Cada escritor tem seu público leitor. Mas que público é esse?

Contratos. Valores de mercado.

Publicar: As várias formas de se colocar no mercado.

Empreendimentos editoriais.

Selfpublishing.

Experiências sobre o escrever.

A escrita como matéria-prima primordial.

Sobreviver como escritor: Caminhos possíveis.

O agenciamento literário no Brasil. Preciso de um agente?

O futuro é agora: a internet, as redes sociais, os e-books, os livros interativos.

O escritor on-line: os bloggers, vloggers e youtubers que estão dando o que falar.

O fim – ou não – do próprio conceito de autoria.

PROFESSOR

Curadoria: Michelle Strzoda – Jornalista, editora, gestora de comunicação e conteúdo em cultura editorial. Empreendedora criativa, cofundadora e ex-diretora da Babilonia Cultura Editorial. Cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 16 anos no mercado editorial, tendo exercido cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo, em editoras como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra, Tinta Negra Bazar Editorial. Foi repórter freelancer da “Folha de S.Paulo”, e colaborou para “O Globo”, “Jornal Rascunho”, “Revista Cult”, “Bons Fluidos”, “Entrelivros” e “Digestivo Cultural”. É autora de “O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: Jornalismo e literatura no século XIX” (Casa da Palavra|Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti, e coautora da “Revista 450 Anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” (Academia Carioca de Letras). Ministra cursos livres, de pós-graduação e MBAs em instituições como FGV, Universidade Santa Úrsula, Facha e Rio Criativo.

 

Com Ana Cláudia Maia/Estante Virtual, Débora Finkielsztejn, Frini Georgakopoulos, Gui Liaga, Ricardo Lísias, Rodrigo Faour e Vinicius Grossos

AGENDA

Período e horários

Dia 14/04/2018 (sábado das 9h às 18h) | Carga horária: 8h

Valores

R$ 490,00 à vista até o dia 05/04 ou 2x R$ 290,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (estacaodasletras@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição