Ciclo Profissão: Escritor

EMENTA

Não basta ter uma história na cabeça e colocá-la no papel. É preciso entender como funciona o mercado de livros para fazer valer a elaboração de uma obra literária e trabalhar em um ou mais projetos editoriais. A velocidade dos meios digitais e a renovação do processo de publicação exigem dos profissionais da palavra um reposicionamento, sendo necessária atualização e reciclagem de conhecimentos e trocas de experiências.  O ciclo Profissão: Escritor propõe um panorama do trabalho do escritor profissional do início ao fim do processo. Vamos interagir com profissionais do mercado do livro, conversar sob o ponto de vista de autores, agentes literários, editores, tradutores e jornalistas, e conhecer a dinâmica de empreender na escrita.
Os workshops, debates e conversas de Profissão: Escritor refletem e estimulam ações ligadas à formação e profissionalização de escritores, destrincha as etapas da cadeia editorial – da concepção do projeto ao livro nas mãos do leitor, passando pela gestão, produção, empreendedorismo, viabilização e inovação – do início ao fim do processo.

Conteúdo programático

  • Formação, leituras e autores de cabeceira
  • Diversificação (ou não) de gêneros
  • Criação e mercado em ficção e não ficção
  • O livro de estreia
  • Engrenagem editorial: A relação com outros a(u)tores da cadeia do livro
  • Cada livro tem seu público-alvo. Cada escritor tem seu público leitor. Mas que público é esse?
  • Contratos. Valores de mercado
  • Publicar: As várias formas de se inserir no mercado de livros
  • Selfpublishing
  • Experiências sobre o escrever
  • A escrita como matéria-prima primordial
  • “Sobre viver” como escritor: Caminhos
  • O agenciamento literário no Brasil. Preciso de um agente?
  • O futuro é agora: a internet, as redes sociais, os e-books, os livros interativos
  • Clubes do livro: Quem faz? Como e o que funciona? Qual o meu, o seu clube?
  • Campanhas: O produto + engajamento + timing + transparência.

 

Gestão de carreira para escritores e profissionais do livro :: Inputs em cultura editorial – Com Michelle Strzoda

Difusão, estratégia e viabilização digital :: Plataforma de comercialização, iniciativas de financiamento e clube de leitura – Com Ana Claudia Maia [Estante Virtual] + Dhaniel Cohen [Fluminense Football Club] + Elisa Meneses [Garimpo Clube do Livro]

Palavra e imagem na LIJ :: O lugar do texto e da ilustração no livro infantojuvenil – Com Cris Alhadeff + Alexandre de Castro Gomes

Frisson Teen :: A pluralidade de vozes do Young Adult. De narrativas de terror a textos sobre diversidade sexual e gordofobia – Com Glau Kemp + Gui Liaga + Thati Machado

Potência poética :: Escrita e performance, pulsões e expressões da poesia contemporânea – Com Stephanie Borges + Ramon Nunes Mello

Quando o livro imita a vida :: As dores, delícias e peripécias do processo criativo de Heloisa Seixas + Ruy Castro

 

NOVIDADE

Experiência extra >> O Profissão: Escritor oferece a possibilidade de você incrementar conhecimentos para aplicação em necessidades pontuais com o coaching pós-workshops: 1h de atendimento personalizado, com hora marcada, em setembro, presencial ou a distância.

PROFESSOR

Curadoria: Michelle Strzoda – Jornalista, editora, gestora de comunicação e conteúdo em cultura editorial. Empreendedora criativa, cofundadora e ex-diretora da Babilonia Cultura Editorial. Cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 16 anos no mercado editorial, tendo exercido cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo, em editoras como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra, Tinta Negra Bazar Editorial. Foi repórter freelancer da “Folha de S.Paulo”, e colaborou para “O Globo”, “Jornal Rascunho”, “Revista Cult”, “Bons Fluidos”, “Entrelivros” e “Digestivo Cultural”. É autora de “O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: Jornalismo e literatura no século XIX” (Casa da Palavra|Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti, e coautora da “Revista 450 Anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” (Academia Carioca de Letras). Ministra cursos livres, de pós-graduação e MBAs em instituições como FGV, Universidade Santa Úrsula, Facha e Rio Criativo.

 

Convidados:

ALEXANDRE DE CASTRO GOMES | Escritor infantojuvenil com 30 títulos no Brasil. Seus livros já foram publicados em países como Espanha e China. Atual presidente da AEILIJ, teve títulos selecionados para programas de compras de governos, foi convidado para as maiores feiras de livros do país e recebeu o Selo de Distinção Cátedra 10 (Excelência em LIJ) pelaCátedra de Leitura da Unesco, PUC-Rio.

ANA CLÁUDIA MAIA | Gerente comercial da Estante Virtual, Marketplace focado em livros novos e usados, classificado como diamante pelo EBit, com mais de 3,6 milhões de leitores cadastrados e mais de 4 milhões de visitas/mês, no período de volta às aulas.

CRIS ALHADEFF | Formada em Desenho Industrial pela EBA|UFRJ, é designer e ilustradora. Em 2010 ilustrou o primeiro livro e hoje já soma cerca de 40 obras com seus traços e cores. Finalista do concurso da Nova Moeda de Real, tem trabalhos exibidos em mostras e catálogos, como da Feira de Bolonha, Cores e Formas, Traçando Histórias, Muitos desenhos deuma história. É idealizadora e cofundadora, no Brasil, do movimento Nós, Ilustradores, Somos Autores! Hoje trabalha também com estampas para moda, decoração e papelaria.

DHANIEL COHEN | Trabalhou como redator publicitário antes de se dedicar ao jornalismo esportivo, com passagens por veículos como GloboEsporte.com, Esporte Interativo, a extinta Rádio Rio e o site Sempre Flu. Foi redator da revista Proteste e editor da Dinheiro & Direitos. Em 2009, coidealizou campanha que trouxe centenas de novos sócios para o Fluminense e que culminou no livro Cidadania Tricolor. No clube desde 2010, foi assessor de imprensa, diretor de comunicação, além de responsável pelo relacionamento com patrocinadores e parceiros do Fluminense. No Flu-Memória hoje, desenvolve projetos autossustentáveis, como crowdfundings que viabilizam publicação de livros.

ELISA MENEZES | Jornalista e editora com pós-graduação em Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid e em Literatura pela PUC-Rio. Atua no mercado editorial há 10 anos e trabalhou no departamento infantojuvenil da editora Rocco. É coordenadora do Garimpo Clube do Livro, além de curadora dos clubes infantis.

GLAU KEMP | Escritora de terror e suspense que não tem medo do escuro, mas às vezes fecha os olhos quando vai ao banheiro de madrugada. Colunista no site Boca do inferno e editora da revista Amazing. Organizadora das antologias Arquivos do mal, Creepypastas e Quando o universo conspira, gosta de se aventurar em outros gêneros. Autora de Quando o mal tem um nome, um thriller sobrenatural ambientado na cidade de Aparecida, SP. Seu próximo livro, um YA, será publicado pela Verus.

GUI LIAGA | Responsável pela Agência Página 7, que lança autores para o público juvenil e jovem adulto, como Babi Dewet, Pam Gonçalves, entre outros novos talentos da literatura nacional. Cursou Jornalismo na Facha e Publishing: O Negócio do Livro na FGV-Rio. Desde 2010 atua como agente literária, parecerista e revisora.

HELOISA SEIXAS | Trabalhou na imprensa carioca antes de se dedicar à literatura. É autora de mais de vinte livros, incluindo romances, contos, crônicas e infantojuvenis, além de peças de teatro. Foi quatro vezes finalista do prêmio Jabuti, com as obras Pente de Vênus, A porta, Pérolas absolutas e O oitavo selo – este também finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do prêmio Oceanos. Seu livro mais recente é o romance Agora e na hora, lançado em 2017 pela Companhia das Letras. Também autora do livro O lugar escuro (Objetiva, 2007), sobre a doença de Alzheimer, adaptado para o teatro pela própria autora.

RAMON NUNES MELLO | Poeta, escritor e ativista, é formado em Jornalismo e em Artes Dramáticas, e mestre em Literatura | Poesia Brasileira pela UFRJ. Autor dos livros de poemas Vinis mofados (2009), Poemas tirados de notícias de jornal (2011) e Há um mar no fundo de cada sonho (2016). Organizou Tente entender o que tento dizer: poesia + hiv / aids (Bazardo Tempo, 2018) e Escolhas(2009), uma autobiografia intelectual de Heloisa Buarque de Hollanda, com quem co-organizou, no mesmo ano, Enter, antologia digital. Com Marcio Debellian, organizou Maria Bethânia guerreira guerrilha (2011), de Reynaldo Jardim. Integra antologias poéticas como Amar, verbo atemporal: 100 poemas de amor (2012) e É agora como nunca (2017). É curador da obra dos poetas Rodrigo de Souza Leão (1965-2009) e Adalgisa Nery (1905-1980).

RUY CASTRO | Começou como repórter em 1967 no Correio da Manhã, no Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros, mas sem nunca deixar de colaborar na imprensa. É autor de biografias de Carmem Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.

STEPHANIE BORGES | Jornalista, tradutora e poeta. Trabalhou em editoras como Cosac Naify e Globo Livros. Publicou poemas no Caderno CEP 11 e nas revistas Garupa e Pessoa. Traduziu “Cidadã“, de Claudia Rankine (revista Serrote, n. 28) e coletânea de ensaios “Irmã Ousider“, de Audre Lorde (no prelo).

THATI MACHADO | Escritora, acumula quase 2 milhões de leituras no Wattpad. Autora de Poder Extra G, Singular, Princesas GPower, 100 dicas para amar seu corpo (como ele é), entre outros. É ganhadora dos prêmios Eu Leio Brasil e Wattys. Ama livros YA e luta pela representatividade em todos os meios. Espera, por meio de seus livros, plantar sementes de amor e empatia capazes de mudar o mundo.

 

AGENDA

Período e horários

Dia 01/09/2018 (sábado das 9h às 18h) | Carga horária: 8h

Valores

R$ 490,00 à vista até o dia 22/08 ou 2x R$ 290,00

OU
Combo Coaching pós-workshops: R$ 650 à vista até 22/08 ou 2x R$ 374

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (estacaodasletras@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição