Clarice: ficção e mutação

EMENTA

A leitura de “Todos os contos”, de Clarice Lispector, lançados em 2016 pela editora Rocco com prefácio e organização de Benjamin Moser, vem confirmar, para aqueles que ainda duvidavam disso, o elo radical e mesmo fatal existente entre a literatura e a mutação. Ninguém escreve impunemente – assim como ninguém lê impunemente também. Todo escritor, se escreve para valer, escreve para sair de si mesmo e se transformar. Todo leitor também.

O objetivo da oficina “Clarice: ficção e mutação” – a se realizar entre a quinta-feira 27 de julho e o sábado 29 na Estação das Letras, sob orientação de José Castello – é justamente esse: ler Clarice, ler em voz alta e debater alguns de seus contos mais importantes, não para se “distrair”, ou para se “divertir”, mas para se transformar. Em nosso mundo repetitivo e imóvel, no qual o movimento frenético em vez de nos fazer avançar parece nos atolar, nada melhor do que retomar a literatura de Clarice, que ela nos legou como um exercício senão de salvação pessoal, pelo menos de superação pessoal.

A literatura transforma – e contos espetaculares como “O ovo e a galinha”, “O relatório da coisa” e “Amor”, entre tantos outros, comprovam essa tese, ao carregar seus leitores para além de si mesmos. Para onde? Não há uma resposta fixa para essa pergunta, já que a literatura não é fórmula, nem bula, tampouco teologia; a literatura carrega cada um de nós para o interior de si mesmo e para nossas insuportáveis diferenças. É a nós mesmos que reencontramos quando lemos uma escritora valente e radical como Clarice. É para dentro de nós, e de nossos porões mais secretos, que suas palavras nos levam.

A leitura dos contos de Clarice, por fim, reafirma a potência da literatura, em um mundo esvaziado pelo falatório dos talk-shows, dos discursos mentirosos e das delações premiadas. A palavra tem, sim, um valor, e não se trata de um valor em si, mas de um valor que nos leva além de si mesmo. Devemos vê-la, talvez, como o mais precioso combustível de que dispomos hoje para sobreviver e reviver em dias tão funestos e adversos. Ler Clarice, como disse a teórica canadense Claire Varin, é “ser Clarice”. Suas palavras grudam em nosso espírito de um modo tão delicado e brutal que, para sempre, ali estarão, de alguma forma, a ecoar.

PROFESSOR

Prof. José Castello Escritor e crítico literário do suplemento Prosa & Verso, de O Globo. Autor, entre outros, de As Melhores Crônicas de José Castello, volume organizado e prefaciado para a Global Editora pela crítica literária Leyla Perrone Moisés no ano de 2003. É, ainda, cronista regular do site Vida Breve (www.vidabreve.com.br), no qual publica as crônicas das terças-feiras.

AGENDA

Período e horários

Dias 27, 28 e 29/07/2017 (5ª e 6a feira das 18h30 às 20h30 e sábado das 10h30 às 12h30) | Carga horária: 6h

Valores

2x R$ 200,00 | Taxa de matrícula: R$ 50,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (estacaodasletras@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 50% de desconto na maioria dos cursos. As vagas são limitadas.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição