OFICINA A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS- TEORIA E PRÁTICA

EMENTA

Pautados na discussão acerca de grandes obras da literatura, autores e artistas, essa série de masterclasses pretende abordar os aspectos da escrita criativa e da construção de personagens.

Módulo I

“A matéria apropriada à ficção não existe”

Através da obra de Clarice Lispector, “A paixão segundo G.H.”, será demonstrado que textos literários podem ter temáticas banais, partindo de assuntos inusitados, como a morte da barata no apartamento da personagem G.H., que gerou uma reflexão sobre suas angústias emocionais. A exposição do tema terá como suporte teórico alguns ensaios da escritora inglesa, Virginia Woolf. Ao final, os inscritos farão uma produção textual depois da retirada de objetos distintos de uma caixa preta, escrevendo literatura realista ou fantástica. Todo o processo de produção e criação da narrativa será acompanhado pelo facilitador.

“Letras sobre a tela – literatura e pintura na efervescência da modernidade”

Se as obras ficcionais da escritora inglesa Virginia Woolf fossem telas, certamente elas teriam sido pintadas pelo artista Claude Monet, um pintor francês, cuja obra mais famosa foi “Impressão, sol nascente”, que deu nome ao movimento impressionista. Dando destaque à obra “Passeio ao farol”, de Virginia, mostraremos como em ambos os artistas tudo é esboço, sensação, instante, pontilhados da rotina – uma necessidade do início do século XX em captar o presente para eternizar o seu frescor. Ao final, os inscritos farão um exercício de construção de personagens a partir de fenômenos emocionais, permeando a mesma temática.

Módulo II

“Movimentos de fuga e peregrinação”

Vencedores do Prêmio Nobel de Literatura, Alice Munro e Gabriel García Marquez não partilham grandes similaridades em suas escritas. Porém, em suas obras o leitor depara-se com movimentos que geram reações inesperadas, como nas histórias de ninar, em que tudo se passa calmamente até que surge o elemento do desequilíbrio. Em Fugitiva, Alice deixa cada personagem fora de órbita, atraídos e repelidos por forças cujas origens eles, e mesmo o narrador, desconhecem. Em Doce cuentos peregrinos, Gabriel García Marquez espera dezoito anos para dar fuga aos seus personagens em doze contos abrasivos e insaciáveis em uma rara experiência criativa. Pautados na fuga e na criação de narrativas que fogem das obviedades e surpreendem, essa masterclass quer proporcionar o alívio duradouro de voltar para casa onde as palavras, nuas, nos dão fugas.

“A idade da escrita”

Dentro das tendências neovanguardistas do modernismo tardio português, a escritora Ana Hatherly faz nascer a escrita pela poesia visual, em que a visualidade dos signos torna, com frequência, o seu conteúdo semântico integrando-se com a obra visual que se mostra em galerias de artes e museus. A poética e as experiências pictóricas da cidade do Rio de Janeiro serão o centro desse masterclass de criação livre acerca das fábulas e anti-fábulas cotidianas. Ao final os inscritos farão uma produção textual de caráter experimental.

PROFESSOR

Com

Jorge Pereira – editor-chefe da Philos – Revista de Literatura da União Latina e produtor cultural pernambucano, tendo participado da curadoria de festivais literários como o Flipoços (MG) e do Colóquio Escrever nas Margens (Porto), além de colaborar com a curadoria de diversas revistas literárias da Iberoamérica, a saber: Cadillac e Ramingo (Itália), Círculo de poesía, La Cigarra e Crisálida (México). Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Mestre em Genética pela mesma instituição. Cursou História Crítica e Social do Pensamento, da Literatura e das Artes pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

AGENDA

Período e horários

De 16 a 20/07 ( Segunda a sexta)

Das 18h30 às 21h

 

Valores

 

R$350,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (estacaodasletras@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição