fbpx

Crônicas Literárias – Oficina de leitura e criação

EMENTA

Nesta oficina, o objetivo inicial é concentrar o olhar sobre a crônica, gênero que procura observar a passagem do tempo, seus desafios e surpresas, entendendo sua origem europeia e desenvolvimento no ambiente jornalístico brasileiro, onde se aclimatou muito bem. Nossos encontros virtuais se propõem a fomentar a leitura e a criação de textos curtos que possam ir além do dia-a-dia, identificando a relação da crônica com outras formas literárias mais densas como o conto, a autobiografia, a autoficção e a cena teatral. O ponto de partida de leitura são crônicas de autores brasileiros como Lima Barreto, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga e Marina Colasanti, que souberam tirar proveito da criação feita no calor da hora e nos relegaram textos que partem da leveza para uma escrita mais elaborada, com reflexos de sua época, mas sem se tornarem datados.. A cada aula, os participantes serão estimulados a criar seus próprios textos e repensar a nossa época e seus impasses e oportunidades, de modo a desenvolverem a sua própria avaliação crítica, seus próprios recursos e habilidades a serem desenvolvidas.

PROFESSOR

Cesar Garcia Lima  (Rio Branco, Acre) é poeta e jornalista. Doutor em Literatura Comparada pela UERJ (Universidade do Estado Rio de Janeiro), Mestre em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), e Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1984), de São Paulo. Entre 2012 e 2017, realizou pós-doutorado em Teoria da Literatura na UERJ, com bolsa da FAPERJ. Entre 2018 e 2019, desenvolveu outra pesquisa de pós-doutorado, dessa vez na Faculdade de Letras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), sobre a autoficção na literatura brasileira do século XXI. Trabalhou como redator, repórter e editor em jornal, revista e televisão. Dirigiu e roteirizou os documentários Soldados da Borracha, premiado pelo edital ETNODOC (2009), e Onde minh’alma quer estar (2015). É autor dos livros Águas desnecessárias (Nankin, 1997), Este livro não é um objeto (2006, Edição do Autor) e “Trópico de papel” (7Letras, 2019), todos de poesia. Vive no Rio de Janeiro desde 1995.

AGENDA

Período e horários

Dias 15, 17, 22, 24 e 29/06 e 02/07 (2as. e 4as. feiras) das 19h30 às 21h30 | Carga horária: 10h

Valores

R$ 350,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da parcela, poderá ser feito por depósito bancário. O pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por whatsapp (21 99183-1038).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição