fbpx

Escrita Criativa e Meditação

EMENTA

É tão mágico — não sei por quê — quando se entra no cinema e as luzes se apagam. Tudo fica em silêncio e depois as cortinas começam a se abrir. (…) E penetramos em outro mundo. (David Lynch. In: Em águas profundas)

Aristóteles ensinou que o objetivo da arte é representar o significado interior das coisas. Stephen King afirmou acreditar que as histórias se criam, e o trabalho do autor é proporcionar a elas um lugar onde crescer. Ray Bradbury sugeriu: “vá com patas de pantera aonde todas as verdades minadas dormem, para detonar as sementes escondidas em segredo.”

Esta oficina é um convite para mergulhar fundo no mais belo oceano que há — você —, abrir as cortinas, penetrar um outro mundo em busca de significados, de sementes, e abrir espaço para a criação.

A partir da obra Em águas profundas de David Lynch, passeando por textos de Frei Betto, P. D. James, Stephen King e Ray Bradbury, ao longo da oficina compartilharemos técnicas, criações e vivências com o intuito de alimentar a criatividade para construirmos textos. Peixes pequenos pescamos em águas rasas, os grandes, em águas profundas, é o que Lynch nos ensina. Através de práticas de meditação, buscaremos os maiores e mais belos peixes.

FORMATO

A oficina terá duração de três meses, com um encontro semanal de 2 horas organizado em três partes:

Mergulho —20 minutos de meditação; um convite para ir cada vez mais fundo no oceano.

Sobe o pano — durante 1h30min abriremos as cortinas, em uma roda de compartilhamento de textos autorais dos participantes e comentários, debates e troca de vivências.

Alimento para a criação — o ponto de partida para uma nova atividade de escrita será oferecido nos minutos finais do encontro em textos dos autores sugeridos.

 

PROFESSOR

Orientadora Bhuvi Libanio – formada em Letras pela UFMG, tem mestrado em Estudos Latino-Americanos (literatura) e especialização em Estudos de Mulheres (Estudos de Gênero) pela Ohio University e Formação em Direitos Humanos pela UEMG. É tradutora há vinte anos — há mais de dez anos, colaboradora de editoras brasileiras — e escritora com um romance, uma coletânea de contos, um ensaio publicados, além de textos para antologias. É colunista da revista eletrônica Rio Total, roteirista e dramaturga. Bhuvi é sannyasin, dedicada à meditação e aos estudos sobre espiritualidade.

AGENDA

Período e horários

De 04/08 a 13/10/2020 (12 encontros) 3as feiras. das 10h às 12h | Carga horária: 24h

Máximo 10 alunos por turma.

Valor:

3xR$ 250,00

Aula Aberta : Dia 28/07  – Faça sua inscrição através do https://www.sympla.com.br/iel

 

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

Enviar o comprovante por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por Whatsapp 21 99127-4088

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição