fbpx

Extremos – Circulo de Leitura de Ficções Radicais – online

EMENTA

Leitura comentada integral do romance A Peste de Albert Camus, com orientação e comentários do escritor José Castello e da psicanalista Maria Hena Lemgruber.  A leitura – em grupo – debaterá o romance nas suas diversas vertentes.

O projeto “Extremos” tem como objetivo, entre outros, a aproximação entre literatura e existência. Grandes ficções não são letra morta, tampouco documentos para especialistas. Mas, ao contrário, são potentes detonadores de pensamentos, de sentimentos e de ideias. Como o projeto tem demonstrado, a literatura tem um poder agudo de interpretação da realidade. É um instrumento precioso e contundente, que não deve ficar apenas nas mãos dos letrados, mas de todos aqueles que desejam se interrogar a respeito da vida.

A primeira série de leituras, agora com a organização do Instituto Estação das Letras, de Suzana Vargas, se inicia no próximo dia 17 de junho. Dessa vez, leremos e debateremos “A peste”, o romance que Albert Camus publicou no ano de 1947. Mais uma vez, a escolha do livro a ser trabalhado se conecta diretamente com nossa realidade imediata. Também envolvidos com os horrores de uma “peste”, a do Covid 19, ao ler o romance de Camus estaremos, de certo modo bastante radical, lendo a nós mesmos.

Aos participantes do “Extremos” não é exigida nenhuma especialização, nenhum título ou mesmo leitura prévia. A ideia é justamente reunir pessoas vindas das mais diversas experiências profissionais, intelectuais e pessoais. Com isso, edições anteriores já provaram, a leitura se adensa, se torna múltipla, imprevisível e muito mais surpreendente. Uma grande variedade de pontos de vista entre em cena a cada página. Apostamos, assim, no pluralismo.

Durante os encontros do “Extremos” apenas Hena Lemgruber e José Castello – “leitores regentes” – leem em voz alta, linha a linha, o livro escolhido. Mas essa leitura é – e deve mesmo ser – interrompida a cada parágrafo, a cada linha, a cada palavra por qualquer um dos participantes, aproximando nossa experiência de uma sinfonia de visões, de interpretações e de sentimentos divergentes. Ao fim, porém, todas essas intervenções convergem para uma visão muito mais ampla e impactante do livro estudado.

O projeto EXTREMOS

Há cerca de uma década, a psicanalista Hena Lemgruber e o jornalista e escritor José Castello desenvolvem o projeto “Extremos/ Círculo de Leitura de Ficções Radicais”. Nele, já foram lidos em voz alta, linha a linha, e exaustivamente debatidos, entre outros, livros como “Água viva”, de Clarice Lispector, “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, “O estrangeiro”, de Albert Camus e “Memórias do subsolo”, de Fiodor Dostoievski, além de uma seleta da poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Até aqui, no modelo presencial agora impossível, os encontros se realizavam em três ou quatro noites por semana seguidas, com três horas de leitura e debates em cada vez. Agora, porém, com a pandemia e o isolamento social obrigatório, o “Extremos” toma nova forma. Passa a se realizar uma noite por semana, sempre às quartas-feiras das 19h00 às 21h00, no esquema digital do aplicativo zoom.

 

 

PROFESSOR

Leitores – regentes : 

José Castello –  jornalista e escritor, é Mestre em Comunicação pela UFRJ. É colunista regular do mensário “Rascunho”, de Curitiba, e do suplemento “Pernambuco”, do Recife. Colabora ainda com o suplemento “EU&”, do jornal “Valor Econômico”, e com o suplemento “Aliás”, do jornal “O Estado de S. Paulo”. Autor, entre outros, de “Vinicius de Moraes: o poeta da paixão” (Prêmio Jabuti em 1995), “Ribamar” (Prêmio Jabuti em 2011) e “Dentro de mim ninguém entra” Prêmio Jabuti em 2017).

Hena Lemgruber – é psicanalista e historiadora Trabalhou como coordenadora pedagógica na Escola Eliezer Steimberg de 1993 a 2001.
Realizou a formação em psicanálise no Instituto de Clínica Psicanalítica da Escola Brasileira de Psicanálise no RJ.
Trabalha com a clínica de psicanálise desde 2002.
Compartilha com José Castello desde 2008 o projeto Extremos, leituras de ficção radical.

AGENDA

Período e horários

De 17/06 a 26/08/2020 (4ª feira).

Das 19h às 21h

Valores

3x R$ 230,00

 

 

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela, poderá ser feito por depósito bancário. O pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por whatsapp (21 99183-1038).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição