Histórico

Histórico do Instituto Estação das Letras

A experiência pioneira de mais de 20 anos da Estação das Letras na promoção de oficinas de leitura e escrita, idealizando e produzindo eventos literários que marcaram a história cultural do Rio de Janeiro e do país, inspirou a criação do IEL – Instituto Estação das Letras.

Ao longo desse período, o espaço formativo e a produtora estiveram à frente de muitos dos mais inovadores projetos locais, nacionais e internacionais, dedicados à popularização da leitura e dos livros, tais como o Rodas de Leitura, Livros na Mesa, Estação Pensamento & Arte, Caravana de Escritores, Leitura em Ação, Encontros com a Literatura Hispano-Americana, entre muitos.

Se, no início, trabalhou-se no sentido de criar oficinas de todas as modalidades da escrita e da leitura, aos poucos esse objetivo foi ampliado em direção à profissionalização do escritor. Foi necessário abarcar a cadeia produtiva do livro: da criação à comercialização, abrindo caminhos não trilhados por outras instituições. A Estação das Letras tornou-se referência em cursos para o mercado editorial, da análise de originais, copidesque e editoração, a cursos para livreiros, ou mesmo para a abertura de novas livrarias.

É com esse legado que o IEL se apresenta e começa sua caminhada em 2017: para continuar e ampliar essas atividades que fizeram história. Por meio de sua Rede de Amigos e ações diversas, deseja atingir todos os setores da sociedade brasileira.