Intolerância: Atelier Poético-Psicanalitico

EMENTA

É isto um homem? Perguntou Primo Levi depois de sua experiência em Aushwitz.

Para falar de intolerância, temos que nos adentrar profundamente na alma humana, em suas sombras. Diante da intolerância ao outro, ao diferente, diante do ódio, a pergunta do escritor continua reverberando. Para onde vai o humano em nossa civilização atual, nestes novos tempos virtuais, onde a barbárie continua imperando? Para falar de intolerância, precisamos caminhar até as nossas raízes, falar de genealogia, de espelhos, de fugas e liberdade. Misturando poesia e psicanálise, o Atelier Poético-Psicanalítico, de pensamento, leitura e escrita, discutirá essa questão que nos remete a tantas outras. Vamos, falar, ouvir, ler, escrever.

Diz William Amorim, Psicanalista:

“Para a psicanálise, a intolerância encontra suas origens na constituição da subjetividade humana. Na trama de suas origens, o sujeito experimenta, em sua saga narcísica, relação bastante ambivalente com o Outro que o constitui. A agressividade surge  então como um avesso do narcisismo. Porque fugaz, fugidío, talvez o estranho encontre na ficção, no literário, mais do que na vida cotidiana, o seu melhor modo de representação.”

Chamaremos então para o nosso Atelier Poético-Psicanalítico:

Clarice Lispector, Natalia Ginzburg, Paul Éluard, , além de William Amorim com seus textos e Roseana Murray com seus poemas.

Para enxergar o outro e aceitá-lo em sua diversidade, a literatura será nosso espelho.

Poesia e Psicanálise no mesmo novelo.

PROFESSOR

Profs. Roseana Murray – Autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J ( ( por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J. Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infantojuvenil do mundo. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário. Faz palestras sobre a Formação do Leitor e oficinas.Tem cerca de cem livros publicados.

www.roseanamurray.com www.blogdaroseana.blogspot.com

 William Amorim – Escritor, Membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA). Prof. Me. Depto.  Letras/IFMA – Campus Monte Castelo. Especialista em Saúde Mental, Psicanalista Associado e Diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção São Luís. Fundador e Presidente do CIAMM – Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni. Desenvolveu estudos de formação e estágios em instituições nacionais e internacionais de referência no tratamento de crianças, adolescentes e jovens autistas e psicóticos: Centre d’Études et Recherches Pédagogiques et Psychanalitiques L’École Expérimentale Bonneuil sua Marne – Paris/França ( Centro de Estudos  e Pesquisas  Pedagógicas e Psicanalíticas  Escola Experimental Bonneuil-sur-Marne);  L’Institut Médico Pédagogique Notre Dame de la Sagesse Le Courtil – Bélgica – (Instituto Médico-Pedagógico  Nossa Senhora da Sabedoria Le Courtil), Coordenador regional e pesquisador  do Programa de Estudos e Pesquisas em Autismo – PreAut Brasil – do Insituto PRÉAUT/França; Coordenador do Projeto Travessia para a Inclusão Escolar de Crianças e Adolescentes Autistas e Psicóticos; Consultor na área de Educação Inclusiva de crianças, adolescentes e jovens autistas e psicóticos, Supervisor clínico-institucional, pelo Ministério da Saúde, de Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) adulto e infanto-juvenil; Membro-pesquisador do GPLINCE: grupo de pesquisa em Linguagem, Cultura e Ensino; autor do livro premiado “O amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalitica”(SECMA), Coautor dos livros “Internautas:os chips reinventando o nosso dia a dia (Sao Paulo: Ed. Melhoramentos, 2011), “Clínica e estrutura”. Rio de Janeiro: Contracapa, 2014. Áreas  de estudo/pesquisa: psicanálise e literatura; psicanálise e linguagem; psicanálise e educação inclusiva.

AGENDA

Período e horários

Dia 07/07 (sábado) das 9h30 às 17h | Carga horária: 6h

Valores

R$ 250,00 à vista até 20/06 ou 2x R$ 150,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (estacaodasletras@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 50% de desconto na maioria dos cursos. As vagas são limitadas.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES


Para inscrições e mais informações envie-nos um E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br