fbpx

Jornalismo esportivo e criativo: oficina de escrita

EMENTA

Aula 1 – O quebra-cabeça de uma matéria

Desmembramento de reportagens de TV. O olhar crítico sobre matérias jornalísticas. Como a ideia surge, porquê, como os personagens chegam até ali, como é o processo de edição, o processo de produção, a logística, a pesquisa. Exemplos do dia-a-dia dos profissionais para mostrar esse “desmembramento” das reportagens.

 

Exercícios sobre o tema da aula.
Aula 2 (sábado de manhã) – Processo criativo

Como se cria uma pauta? Como se cria uma reportagem? Como uma ideia vira o produto final, indo ao ar para milhões de pessoas assistirem? Como ter um olhar diferente para que o produto final seja algo original? O desenvolvimento do processo criativo em grandes reportagens quando se tem tempo para uma produção ou em reportagens factuais e em entradas ao vivo quando o tempo é curto.

Exercícios sobre o tema da aula.

 

Aula 3 (sábado à tarde) – Texto / roteiro
As técnicas do no “ao vivo”, como roteirizar a matéria. O uso dos textos informais da TV de hoje, textos objetivos, frases curtas, o cuidado com a gramática.

Como lidar com os deadlines pra escrever? Como fazer textos concisos?

A importância da entonações nos textos.

O processo pra escrever uma matéria.

Exemplos de textos escrito pelos profissionais.

 

Exercícios sobre o tema

 

PROFESSOR

Profs.: Bruno Cortes – 41 anos, repórter do Grupo Globo, onde trabalha há 21 anos. Foi correspondente em Nova York em 2015 e 2016, cobriu as Copas do Mundo de 2010 e 2014, Olimpíadas de 2012, Copas Américas de 2011, 2015, 2016, 2019 – Jornalista formado na Univercidade

Guilherme Oliveira – 38 anos, produtor do Grupo Globo desde 2008. Há 8 anos faz a cobertura da Seleção Brasileira de futebol. Cobriu as Copas do Mundo de 2014 e 2018 na Rússia, Copa das Confederações, de 2017, também na Rússia, Eurocopa, na Polônia e Ucrânia, em 2012, Copas Américas de 2011 na Argentina; 2016, nos EUA, e neste ano no Brasil. Jornalista formado pela UFJF.

AGENDA

Período e horários

Dias 16 e 17/08 – Sexta das 18h às 21h e sábado das 09h às 16h | Carga horária: 09h

Valor:

R$ 315,00 ( não há descontos)

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição