O Instituto

QUEM SOMOS

Polo irradiador de fomento cultural, o Instituto Estação das Letras é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que nasceu do legado de mais de 20 anos da Estação das Letras, fundada por Suzana Vargas.

Instituição pioneira na formação de leitores, escritores e profissionais do livro, oferece programações culturais e de capacitação em criação literária e mercado editorial.

Transformada em Instituto em 2017, desempenha atividades ligadas à literatura, à cultura e à arte, contando com os principais nomes da contemporaneidade.

MISSÃO: Estimular o desenvolvimento artístico, criativo e sociocultural dos cidadãos brasileiros, por meio da disseminação e promoção da leitura e da escrita, fomentando e articulando redes de debates para aprimoramento das ações públicas e privadas voltadas para o livro, a leitura e a literatura.

VISÃO: Tornar-se o principal polo de capacitação e criatividade literária no Brasil.

O QUE FAZEMOS

Desenvolvemos, planejamos e executamos ações e projetos para disseminação da leitura e da escrita, como:

  • Oficinas de criação e apreciação literária
  • Cursos de capacitação voltados para o mercado editorial
  • Ações solidárias que contribuem para ampliar o acesso da população ao livro e à leitura
  • Eventos literários como feiras, festivais, exposições, seminários, bienais, encontros de escritores, rodas de leitura, oficinas, workshops
  • Projetos culturais e educacionais passíveis de financiamento por meio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura.

O QUE QUEREMOS

Promover, por meio da disseminação da leitura e da escrita, o desenvolvimento artístico e sociocultural dos cidadãos.

  • Fomentar e articular redes de discussão para aprimoramento das políticas públicas do livro.
  • Incentivar o fortalecimento de projetos, redes e parcerias nacionais e internacionais.
  • Formar leitores e escritores.

De nossos espaços de diálogos culturais e literários, saem escritores e profissionais capacitados, publicados por editoras de prestígio e premiados no Brasil e no exterior. Os alunos do IEL já publicaram mais de 500 livros e venceram os principais concursos literários do país.

Os Conselhos do Instituto

O Conselho Curador é o órgão de gestão superior do Instituto Estação das Letras, composto pela Diretora, Suzana Vargas, e cinco conselheiros. Compete a este conselho, opinar sobre os programas e projetos do IEL e colaborar com os planos de ação.

Conselheiros: Ítalo Moriconi, João Paulo Vaz, Julio Silveira, Michelle Strzoda, Ramón Nunes Melo e Suzana Vargas

O Conselho Gestor é o órgão de administração do Instituto Estação das Letras. Sua função é administrar o IEL, com vistas a viabilizar o seu objetivo social.  Também é quem define a proposta de orçamento e aprova a criação de projetos e atividades.

Conselheiros: Daniela Kfuri, Estela Menezes, Helena Galiza, Miriam Ribeiro e Roberta Magalhães

O Conselho Fiscal é um colegiado que tem por competência fiscalizar a administração econômica, financeira e contábil, sugerindo ações e diretrizes para o Conselho Gestor.

Conselheiros: Luigi Pilloni, Tatiana Oliveira e Vania de Almeida Salek