O poder da autoficção, da memória e da matemática na literatura

EMENTA

A proposta da oficina é identificar os enigmas matemáticos e lógicos nas obras de autores como Roland Barthes, Marcel Proust, Phillipe Lejeune, Anna Faedrich, entre outros. Paralelamente  a isso, os alunos serão inspirados a criar  pequenos textos com base em certas restrições, já existentes, ou inventadas.

A oficina, portanto, identificará os enigmas matemáticos e lógicos nas obras dos autores mencionados, mas também proporá a escrita de pequenos textos com base em certas restrições, já existentes, ou inventadas. Procuraremos os ‘escritores de obstáculos’ nesta Oficina, como bem escreveu Calvino: “Existem corredores à pé que chamamos de sprinters, que são muito bons quando correm cem metros em linha reta: existem outros que são melhores quando, na pista, colocam-se obstáculos, isso que chamamos de corredores de obstáculos – 110m com barreiras, 400m com barreiras, etc. E, de fato, o Oulipiano faz um pouco o seguinte… para satisfazer o que deseja, ele começa a colocar um certo número de obstáculos no seu caminho, que lhe conduzem ao que ele procura, e a esses obstáculos, chamaremos contraintes, digamos regras”.

Programa do curso:

Parte 1

Abertura: Oficinas literárias?

Leitura e discussão: “As coisas de que não me lembro, sou”. Tudo que não deve ser feito segundo os manuais de escrita. Funciona?

Texto 1: Roland Barthes: “A morte do autor”. A obra em primeiro lugar! Pergunta: e as Festas Literárias? “A ressureição do autor”?

Texto 2: Philippe Lejeune: “O pacto autobiográfico”. Que pacto é esse?

Texto 3: Doubrovsky: “Autoficção”. Classificações? Trecho da tese de doutorado de Anna Faedrich disponível em:

http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/5746/1/000456796-Texto%2BCompleto-0.pdf

Texto 4: Discutir a questão da memória. Leitura e discussão de partes do Em busca do tempo perdido de Marcel Proust.

Exercício de escrita: Propor a redação de uma memória pessoal de cada aluno.

Parte 2

Leitura dos textos produzidos em aula pelos alunos.

Proust e Dante estão longe da gente. Mas, e quando a literatura/vida está perto de nós? Apresentação dos livros: Wilkomirski: Fragmentos; Tezza: O filho eterno; Levy: A chave de casa, Kucinsky: K, Fux: Antiterapias.

Pergunta: É permitido fazer ‘ficção’ ou ‘autoficção’ com tudo? E as implicações morais, éticas e legais?

Exercício de escrita: Propor a redação de um texto ‘polêmico’.

Leitura e discussão dos textos.

Parte 3

E a matemática? Como poderia se encaixar nessas questões?

PROFESSOR

Prof. Jacques Fux – Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e pela Université de Lille 3. Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard. Pós-doutor em Teoria Literária. Publicou: Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO, vencedor do Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil e finalista do Prêmio APCA. Venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Antiterapias. Publicou ainda: Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor e Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016), vencedor do Prêmio Manaus de Literatura.

AGENDA

Período e horários

Dia 23/09/2017 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h
Valores

R$ 350,00 | Tx. de matrícula: R$ 50,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (estacaodasletras@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 50% de desconto na maioria dos cursos. As vagas são limitadas.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição