O cinematográfico Euclides da Cunha

EMENTA

O filme A Paz é Dourada inspirado na vida e obra de Euclides da Cunha dirigido por Noilton Nunes, oferece ao espectador a oportunidade de conhecer detalhes sobre os pensamentos do autor de Os Sertões.

“Hoje no Brasil, quem pensa, quem estuda, quem pesquisa é cada vez mais enxotado pelos medíocres

que passam por nós, nos afrontam e ocupam os melhores postos de decisão. É a Imbecilidade Triunfante.”

“A ideia é a moeda do futuro”.

“Acredito no futuro estabelecimento de uma perfeita solidariedade universal envolvendo por inteiro a humanidade.”

Após a exibição do filme, o diretor estará à disposição para uma conversa.

PROFESSOR

Orientadores:

Noilton Nunes – Noilton Nunes. Fluminense de Campos dos Goytacazes e professor de cinema da FACHA, SESC e Lente Filmes. Criador dos projetos Que Filme é Esse, O Cineasta do Mês, Caravanas Euclidianas e das novelas interativas Tela Nossa e O Amor por Princípio
Em 2008, dirigiu o longa A Paz é Dourada, inspirado na vida e obra de Euclides da Cunha. Co-dirigiu O Rei da Vela com Jose Celso Martinez, premiado com três Kikitos no Festival de Gramado 83 e representante do Brasil no Festival de Berlin 84.
Produziu e atuou em diversos longas, curtas, desenhos animados e documentários como diretor, roteirista, fotógrafo e/ou montador. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior.
Está lançando o longa de ficção ecológica Sigilo Eterno e o documentário Lente Filmes, sobre uma pequena cineprodutora dos anos 70 no Rio de Janeiro. Inicia também o longa de ficção Poetisa em estado de bem estar profundo, sobre uma jovem poeta que viaja pelo Brasil e pelo mundo e na volta conta tudo que aconteceu para seu marido em estado de coma.

Regina Abreu – Antropóloga de formação, vem se dedicando a temas de caráter interdisciplinar, entre eles a memória, a cultura, o patrimônio. Entre suas inquietações estão os chamados clássicos da literatura e do pensamento social brasileiro. Qual o significado de um clássico? Por quais motivos uma obra literária ultrapassa o momento de criação e ganha um contorno mítico passando a expressar valores e aspirações de um coletivo? Como abordar e quais as atualidades de clássicos da literatura brasileira? Estas inquietações levaram a pesquisadora a escrever um livro sobre Os Sertões de Euclides da Cunha focalizando sua consagração e sua permanência. Seu livro O Enigma de Os Sertões, ed. Rocco, procura contribuir para a qualificação das leituras dos chamados livros clássicos nacionais. Regina Abreu atua também como professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, como pesquisadora do CNPq e como integrante do Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia. É Pós-Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Orientadora de teses, dissertações e monografias no campo interdisciplinar da Memória Social; Autora de livros e ensaios sobre Memória Social, Museus e Patrimônio Cultural <www.reginaabreu.com>, entre os quais, Memória e Ensaios Contemporâneos, ed. Lamparina, 2009; “Patrimonialisation des différences et nouveaux sujets de droit collectif au Brésil” in: Tardy, C. e Dodebei, V. (org) Mémoire et nouveaux patrimoines. Ed. Marseille: OpenEdition Press, 2015. V. 1. P. 67-93. 2015. Coordena o “Observatório de Patrimônio e Memória do Sudeste” (Faperj). É pesquisadora do Projeto Museus do Rio <www.museusdorio.com.br> (Faperj) e realiza uma pesquisa comparada sobre Políticas Públicas do Patrimônio Cultural Imaterial em territórios lusófonos (CNPq).

AGENDA

Período e horários

Dia 06/07/2019 (sábado) das 15h às 18h | Carga horária: 3h

Valor:

R$ 50,00 (Sem descontos)

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição