fbpx

Para desistir da sensatez – Leituras da poesia de Manoel de Barros

EMENTA

Em uma época na qual todos se guiam pela ideia do “custo-benefício”, em que tudo é medido e negociado, em que só pensamos nos resultados práticos e nas vantagens materiais, é inspirador reencontrar-se com a poesia de Manoel de Barros. Ela caminha na contramão de nosso triste e pragmático mundo contemporâneo. Poesia das “inutilidades”, ela se desenrola, ainda, muito além da razão e de seus bons argumentos. A poesia de Manoel trabalha com inversões, deslocamentos, deformações, mostrando-nos assim que a razão, que nos embriaga desde o Iluminismo, talvez não passe de uma quimera. Poeta da fantasia, Manoel não deseja fotografar o mundo, mas desmontá-lo. Quer interrogá-lo, desafiar suas possibilidades, desafiá-lo, ultrapassá-lo. A poesia de Manoel, em consequência, nos perturba e nos derruba. É uma poesia de luta e de resistência. Para lê-la, precisamos abandonar nossas certezas, nossos amparos confortáveis, nossos hábitos mentais. Precisamos sair de nós mesmos e nos entregar à grandeza das palavras.

Nessa oficina, leremos e debateremos alguns dos mais belos poemas de Manoel de Barros, selecionada em sua “Poesia Completa”, editada pela Leya. Teremos, assim, a chance de largar as amarras que nos sustentam, de observar o mundo desde novas perspectivas e de compreender, quem sabe, a grandeza da palavra liberdade. Manoel privilegiava o frágil, o insignificante, o inútil. Está dito no Livro sobre nada: “A sensatez me absurda”. É dessa sensatez domesticada e tantas vezes burra que, através da leitura abnegada de seus versos, tentaremos nos livrar.

PROFESSOR

Orientador: José Castello

AGENDA

Período e horários

Dias 12, 13 e 14/09(5ª e 6ª das 18h às 21h) e sábado das 10h às 13h | Carga horária: 09h

Valor:

R$ 350,00 a vista até 20/08 ou 2x 195,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição