A ilustração nos livros de literatura para crianças: oficina teórica e prática

EMENTA

Qual a função da ilustração em um livro para crianças? Seria simplesmente enfeitá-lo tornando-o um objeto de consumo atrativo, bonito? Seria despertar a curiosidade e o desejo de lê-lo? Seria explicitar, explicar ou facilitar a leitura? Seria ampliar o número de possíveis leituras de um livro? Ou, ainda, em paradoxo, limitar o número destas leituras, ao impor- lhe imagens? Nesta oficina iremos observar, questionar e aguçar o olhar para a leitura de imagens nos livros para crianças e jovens, buscando encontrar algumas das possíveis funções da ilustração.

PROFESSOR

Profa. Marilia Pirillo – 

É graduada em Publicidade e Propaganda e começou a carreira fazendo projeto gráfico, editoração e arte final de diversos materiais impressos.

Na ilustração, seus primeiros trabalhos foram para revistas de atividades para crianças, livros didáticos e ilustrações para a revista sobre educação “Revista do Professor”.

Ilustrou os primeiros livros infantis para editoras gaúchas no ano de 1995 e não parou mais.

Em 2004 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde reside atualmente e passou a dedicar-se, exclusivamente à ilustração e escrita de livros de literatura para crianças e jovens.

Para aprimorar sua técnica, estudou  pintura, aquarela, acrílica e, em 2007, fez dois cursos de aperfeiçoamento em ilustração infantil em Sármede, na Itália.

Durante os anos de 2010 e 2011 coordenou os encontros da “Confraria Reinações Carioca”, grupo de leitura e discussão de livros de literatura para crianças e jovens. E, durante o ano de 2014, foi a responsável pelos encontros do “Sopa de Letrinhas”, novo grupo de leitura e discussão sobre a obra de importantes autores nacionais de literatura para crianças e jovens especialmente dirigido a professores, bibliotecários, mediadores de leitura e profissionais da cadeia produtiva do livro.

Marilia tem hoje, no mercado editorial brasileiro, mais de 60 livros publicados com suas ilustrações e uma dezena de livros como escritora.

Também escreve resenhas de livros de LIJ, visita feiras literárias e escolas para conversar com os leitores e ministra palestras e oficinas para professores e mediadores de leitura.

AGENDA

Período e horários

Dias 14, 16 e 18/01/2019 das 16h30 às 18h30 | Carga horária: 6h

      

Valor

R$ 300,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição