fbpx

Poesia do Inumano – Leituras da poesia de Manoel de Barros

EMENTA

A poesia de Manoel de Barros é mágica. Ela nos faz vislumbrar um mundo que sempre existiu, mas de que sempre esquecemos, ou que nunca tivemos a ousadia de encarar. Manoel inverte os valores da realidade. Ultrapassa as convenções humanas, nosso bom senso, nosso equilíbrio, nossa sensatez. Despreza a retórica, a grandiosidade, a lógica, a razão, para colocar em seu lugar os restos, os entulhos, o ilógico e o irracional. Oferece-nos, assim, um mundo pelo avesso, que nos obriga a repensar nossos mais sagrados e solidificados valores e crenças.

Manoel funda, de fato, um segundo mundo. Não se trata de retroceder, mas de avançar. Cegos, com o espírito rígido e a mente congelada, sempre o esquecemos – mas ele está aí o tempo todo. Podemos pensar que a poesia de Manoel ultrapassa o humano. Não se trata, contudo, de uma poesia desumana, mas, ao contrário, de uma poesia inumana – uma poesia para além do humano. Nessa poesia que é ao mesmo tempo primitiva e futurista, as raízes da vida e da civilização se revolvem. Retornamos a uma época original, antes da boa ordem das palavras, que é, ao mesmo tempo, uma hipótese a respeito de nosso futuro.

Esta oficina na “Estação das Letras” continuará a leitura e o debate da obra de Manoel iniciados na primeira oficina, “Para desistir da sensatez”, realizada em meados de setembro de 2019. Durante novos três encontros, de três horas de duração cada um, continuaremos a sorver cada palavra de seus versos, agora centrados em uma pergunta fundamental: “Depois da poesia de Manoel, ainda é possível existir?”

 

PROFESSOR

Orientador: José Castello 

AGENDA

Período e horários

Dias 28, 29 e 30/11 (5ª e 6ª das 18h às 21h) e sábado das 10h às 13h

Valor:

R$ 350,00 a vista até 16/10 – após R$ 2x 195,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição