fbpx

Poéticas em carpintaria: a construção do poema

EMENTA

Nesta oficina, os autores – por meio da leitura de um texto próprio – discorrerão acerca de suas técnicas personalizadas de trabalho. Como escreve, que elementos se tornam importantes para que o texto tenha eficácia e conquiste seu leitor. Estilo próprio, linguagem, vocabulário, preocupações reais ou imaginárias são assuntos que certamente estarão na pauta dos autores convidados. 

PROFESSOR

Orientadores:

Das 10h às 12h – Antonio Cícero – Formado em Filosofia em 1972 pelo University College London, da Universidade de Londres, Antonio Cicero é autor, entre outras obras, dos seguintes de livros de poesia: Guardar (1996), contemplado com o Prêmio Nestlé de Literatura, A cidade e os livros (2002); Livro de sombras: pintura, cinema e poesia (2010), em torno de obras plásticas do pintor Luciano Figueiredo; Porventura (2012), que recebeu o Prêmio ABL de Poesia e foi finalista do Prêmio Jabuti de Poesia e do Prêmio Telecom de Literatura;

Autor também dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995); Finalidades sem fim (2005), que foi finalista do Prêmio Jabuti de Teoria/Crítica Literária; Poesia e filosofia (2012); A poesia e a crítica (2017).

Organizou dois livros de ensaios de vários autores: Forma e sentido contemporâneo: poesia (2012); O relativismo enquanto visão do mundo (1994), em parceria com Waly Salomão. Organizou também a seguinte antologia de poemas:

Nova antologia poética de Vinícius de Moraes (2003), em parceria com Eucanaã Ferraz.

Antonio Cicero é também autor de inúmeras letras de canções, tendo como parceiros compositores como sua irmã Marina Lima, Adriana Calcanhotto, João Bosco, Lulu Santos e Orlando Moraes, entre outros.

Em 2012, foi agraciado com o Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade, outorgado pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade e a Universidade Cândido Mendes. Em 2018, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras.

Das 13h às 15h – Antonio Carlos Secchin – Professor emérito da UFRJ, onde lecionou por mais de 30 anos e  Doutor em Letras pela mesma Universidade.  Quando se aposentou, a Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro publicou Secchin: uma vida em letras, com mais de 80 ensaios dedicados à sua obra e à sua atuação nos campos do magistério e da bibliofilia. Poeta com seis  livros publicados, destacando-se Todos os ventos (poesia reunida, 2002), que obteve os prêmios da ABL, do PEN clube do Brasil e  da Fundação Biblioteca Nacional  para melhor livro do gênero  publicado no país em 2002. Em 2017, publicou Desdizer e Cantar amigo. Em 2018, O galo gago, que ganhou o Selo 10 da Catédra de Leitura da UNESCO. Ensaísta,  autor de João Cabral; a poesia do menos, ganhador de três  prêmios nacionais.  Em 2010, publicou Memórias de um leitor de poesia. Em 2014, João Cabral: uma fala só lâmina. Em 2018, Percursos da poesia brasileira, do século XVIII ao século XXI,  vencedor do Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor livro de ensaio literário publicado no país. Organizou várias edições  de antologias ou obras completas de poetas brasileiros (Castro Alves, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, entre outros). Proferiu mais de   quinhentas palestras no Brasil   e no exterior. Foi professor convidado das Universidades de Barcelona, Bordeaux, Califórnia, Lisboa, Mérida,  México, Los Angeles, Nápoles, Paris (Sorbonne), Rennes e Roma. Autor de centenas de  textos (poemas, contos, ensaios) publicados nos principais periódicos literários brasileiros e internacionais. Eleito em 2004 para a  Academia Brasileira de Letras.

AGENDA

Período e horários

Dia 19/01/2019 (Sábado) das 10h às 15h | Carga horária: 4h

Valor

R$ 300,00

INSCRIÇÔES

Procedimento para inscrição:

Pagamento da 1ª parcela + taxa de matrícula, que poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão (crédito e débito), no local ou por depósito bancário. No último caso, o pagamento deverá ser comunicado e o comprovante poderá ser enviado por e-mail (iel@estacaodasletras.com.br) ou por fax (21 3237-3947).

Dados bancários:
Banco Itaú
AG: 0271
C/C: 06491-7
Razão social: Escreviver LTDA.
CNPJ: 04450523/0001-90

DESCONTOS

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos.

Os descontos não são cumulativos.

CANCELAMENTO

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÔES | INFORMAÇÕES

Para inscrições e mais informações preencha o formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Telefone

Informações desejadas ou pedido de inscrição