Em três aulas o jornalista Leonardo Neto fará um panorama completo e detalhado sobre o mercado editorial, a partir de notícias. As manchetes apresentadas ao longo da aula apontam informações atualizadas sobre a indústria e o comércio de livros no Brasil, além de um perfil detalhado do comportamento do leitor brasileiro. As aulas explorarão ainda tendências importantes que aparecem no cenário nacional e internacional.
Carga horária: 6 horas
AULA 1 - Na primeira aula, o jornalista apresenta os principais resultados de três pesquisas fundamentais para entender o mercado editorial e livreiro brasileiro: 1-Produção e Vendas 2-Conteúdo Digital 3-Painel do Varejo de Livros 4-Panorama do Consumo de Livros no Brasil.
AULA 2 - Na primeira parte desta segunda aula, os alunos vão explorar detalhadamente a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Na segunda, vão tratar especificamente sobre o reflorescimento de livrarias independentes, em especial nas grandes cidades e ainda tratar um pouco sobre a quebra das grandes superfícies, como Saraiva e Cultura.
AULA 3 - Nesta última aula, os alunos serão apresentados às principais tendências do setor editorial e livreiro no Brasil e no mundo.
É curador e jornalista especializado na cobertura do mercado editorial. De 2014 a 2022, foi editor-chefe do PublishNews, o maior portal de informações e de notícias sobre a indústria e o varejo de livros no Brasil. Em 2019, ficou entre os três finalistas do Excellence Awards, prêmio da Feira do Livro de Londres e da UK Publishers Association, na categoria jornalistas no mundo na cobertura do mercado editorial. Em 2020, publicou pela Oficina Raquel o livro “100 nomes da edição no Brasil”, que perfila 100 editores que fizeram a história do livro no país. Em 2024, publicou “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, pela Editora Modelo. Reúne, no livro, 29 entrevistas que realizou com importantes nomes do setor. Em 2022 e 2024, foi curador da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.