Coescrita com inteligência artificial

(ON-LINE – Via plataforma Zoom)

com Andre Stangl

Este curso oferece uma introdução abrangente à coescrita com máquinas inteligentes, explorando tanto os fundamentos teóricos quanto as práticas contemporâneas. Abordaremos como a inteligência artificial (IA) pode ser utilizada como uma ferramenta criativa na literatura, incluindo estudos das principais teorias sobre a relação entre a criação artística e a tecnologia. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver suas próprias obras em colaboração com IA, aplicando técnicas aprendidas durante o curso.

Objetivos do Curso
• Explorar os fundamentos teóricos e práticos da coescrita com IA, abordando os impactos culturais, éticos e criativos dessas tecnologias, com foco na experimentação e reflexão.
Metodologia
• Aulas expositivas e discussões em grupo
• Sessões práticas com ferramentas de IA.
• Discussões éticas e reflexões sobre coescrita e colaboração.

Data: De 4 a 25/9/25 (quintas-feiras)
Horário: das 19h às 21h
Valor: 6x R$ 65,00 (até 10/8/25) após 6x R$ 75,00

Carga horária: 8 horas

Bibliografia:

• ASCOTT, Roy. Is There Love in the Telematic Embrace?. Columbia College Chicago, 1990.
• BARTHES, Roland. A Morte do Autor. In: O RUMOR da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
• BEIGUELMAN, G. (2023). Inteligência artificial como phármakon: a arte algorítmica entre o remédio e o veneno. Rapsódia, 1(17), 161-174. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p161-174
• FLUSSER, Vilém. A escrita: Há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
• HUI, Yuk. Art and Cosmotechnics. 1. ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2021.
• HUI, Yuk. ChatGPT or the Eschatology of Machines. e-flux Journal, n. 137, 2023. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/137/544816/chatgpt-or-the-eschatology-of-machines/. Acesso em: 11 jun. 2024.
• JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
• LATOUR, Bruno. Investigación sobre los modos de existencia. Uma antropología de los modernos. Buenos Aires: Paidós, 2013.
• LÉVY, Pierre. A Web Semântica. São Paulo: Anablume, 2005.
• MANOVICH, Lev; ARIELLI, Emanuele. Artificial Aesthetics: Generative AI, art and visual media. 2024. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/artificial-aesthetics
• MCLUHAN, Marshall; FIORE, Quentin; AGEL, Jerome. O Meio é a Massagem: um inventário de efeitos. Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2011.

Professor

Andre Stangl

É filósofo, pesquisador e educador digital, com foco em cultura digital e inteligência artificial. Atualmente mora em Salvador, é professor e pesquisador visitante no ISC/UFBA e colunista do Jornal Correio (BA). Possui doutorado em Comunicação Digital (ECA/USP), mestrado em Comunicação/Cibercultura (UFBA) e bacharelado em Filosofia (UFBA). Com vasta experiência em ensino superior e projetos de cultura digital, destaca-se por sua atuação na ECA/USP, PUC Minas, FAAP-SP, e colaboração em iniciativas como Cultura Viva, Instituto Overmundo e Funarte.

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