Extremos – Círculo de leituras de ficções radicais

Leitura de A Resistencia de Julián Fuks

com José Castello e Hena Lemgruber

Em 2025, daremos início a mais uma edição do projeto “Extremos/ Círculo de leituras de ficções radicais”. Projeto que a psicanalista Hena Lemgruber e o escritor José Castello desenvolvem há mais de uma década. Nessa edição nos dedicaremos à leitura e debate de “A Resistência”, o premiado romance do autor Julian Fuks.

O livro conta a história de uma família de intelectuais argentinos que vieram para o Brasil após o golpe militar na Argentina em 1976 e adotam uma criança e, posteriormente, têm outros filhos biológicos. A complexidade desta relação é analisada por Sebástian, o irmão mais novo, que, a partir do entendimento da história de seus pais e dos sentimentos de seu irmão adotivo, busca reescrever esse enredo familiar.

O “Extremos” promove encontros semanais on-line de duas horas em que Hena e Castello se revezarão na leitura em voz alta, linha a linha, da primeira à última página. No “Extremos”, a leitura pode – e deve – ser interrompida a qualquer momento, por qualquer um dos participantes. Para comentários, considerações, dúvidas, interrogações, meditações. O debate se torna, assim, tão importante quanto a leitura.

Participantes vindos de formações diversas trocam entre si, em uma conversa múltipla, uma grande variedade de pontos de vistas, de novas visadas e de meditações. É dessa multiplicidade de leituras que enriquece a experiência. Fazendo da leitura de uma grande ficção é, mais uma vez fica provado, uma leitura sem fim.

Data: 14/1 a 25/2/25 (terças-feiras)
Horário: das 19h15 às 21h15
Valor: 6x R$ 90,00
Valor promocional até dia 26/12/2024: 6x R$ 75,00

Carga horária: 14 horas

Sobre o curso

Programa:

Em breve.

Professores

José Castello e Hena Lemgruber

José Castello - jornalista e escritor, é Mestre em Comunicação pela UFRJ. É colunista regular do mensário “Rascunho”, de Curitiba, e do suplemento “Pernambuco”, do Recife. Autor, entre outros, de “Vinicius de Moraes: o poeta da paixão” (Prêmio Jabuti em 1995), “Ribamar” (Prêmio Jabuti em 2011) e “Dentro de mim ninguém entra” Prêmio Jabuti em 2017).

Hena Lemgruber - Psicanalista e historiadora. Trabalhou como coordenadora pedagógica na Escola Eliezer Steimberg de 1993 a 2001. Realizou a formação em psicanálise no Instituto de Clínica Psicanalítica da Escola Brasileira de Psicanálise no RJ. Trabalha com a clínica de psicanálise desde 2002. Compartilha com José Castello desde 2008 o projeto Extremos, leituras de ficção radical.

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL