Recordar infâncias

com Guto Lins

Ziraldo foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista. Nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, MG; e faleceu em 6 de abril de 2024, no Rio de Janeiro, RJ.

Atuou nas mais variadas áreas da cultura, da educação, da imprensa e das artes. É considerado um dos mais importantes e destacados escritores e ilustradores da literatura para as infâncias no Brasil e no mundo.

Tem obras traduzidas e publicadas em outros países. Ziraldo trouxe uma concepção de criança brincalhona e afetiva. Uma criança peralta e criativa. Sua infância no interior de Minas, na rua e nos quintais, está retratada em suas obras. Faz parte da geração de autores da literatura infantil e juvenil que começou a publicar no final dos de 1960 e consolidou uma literatura de linguagem lúdica, intimista, com abordagens de temas variadas e controversos: o autoritarismo; a verticalidade da relação dos adultos e das crianças; o valor dos professores e dos avós; a autonomia da criança, para citar alguns.

Data: 17/10/2024
Horário: 19h30
Valor: R$ 25,00
Gratuito para Rede de Amigos do IEL
Quero fazer parte da Rede de Amigos do IEL

Convidados

Guto Lins

• Autor
Guto Lins - doutor em design, mestre em literatura e professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. É autor e ilustrador de literatura infantil e juvenil.
Do perfil do Instagram de Guto:
“Quando foi entrevistado no programa “ABZ do Ziraldo”, que o pai do Menino Maluquinho apresentava na TV Brasil em 2009, o escritor e ilustrador Guto Lins ganhou um banho de elogios. “Guto é o mais criativo de todos os autores de livro para criança do Brasil”, proclamou Ziraldo. “Quem sabe você não ilustra um texto meu”, sugeriu Lins. “Nós não combinamos que íamos fazer um livro juntos?”, lembrou Ziraldo. Lins é casado com Adriana, sobrinha do escritor, que morreu em abril, aos 91 anos. E Ziraldo, além referência da literatura infantojuvenil e das artes gráficas brasileiras, era um tio coruja. No dia da gravação do programa, ligou para Jô Soares, todo orgulhoso, para fazer propaganda do livro que o sobrinho estava lançando, “Eros e Psiquê”. A vida atribulada dos dois impediu que levassem adiante o livro a quatro mãos. “Ideia? Ideia eu tenho 200 por dia, o difícil é realizar alguma delas”, repetia Ziraldo. Acabou que o projeto só saiu do papel nos últimos meses. [...]”
Entre cobras e lagartos tem ilustrações de Ziraldo, com texto de Guto Lins.

• Curadoria e mediação
Ninfa Parreiras - escritora de obras literárias para crianças e jovens e de livros de ensaios. Mestre em Literatura Comparada (USP), graduada em Letras e Psicologia (PUC-Rio), especialista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil de 1987 a 2010, e pesquisadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL