Oficina de poesia I

com Edson Cruz

A partir de poemas lapidares de várias épocas e culturas identificaremos o que torna um poema um bom poema. Quais os aspectos que estão em jogo na potencialização do texto poético. É o trabalho com as imagens? É a sonoridade? É o desenvolvimento do tema, ou a disposição formal do texto na página? É tudo isso junto e misturado? Todo poema é visual?

Além disso, qual a tecnologia espiritual que um poeta precisa desenvolver para criar poemas que sejam significativos? Em todos os encontros proporemos exercícios, leituras, análises e problematizações que fundamentarão o nosso fazer poético ou projeto literário.

Data: De 5/5 a 7/7/25 (2as. feiras)
Horário: das 19h às 21h
Valor: 6x R$ 105,00 no cartão de crédito

Carga horária: 20 horas

Sobre o curso

Programa:

A poesia é a mãe ou a essência de todas as linguagens artísticas. Nada se sustenta ou se constrói sem ela.

Veremos como ela se realiza no poema e o que precisamos buscar e arregimentar para que ela se consuma em plenitude.

O poema é uma construção artística e este será o nosso horizonte, pois a poesia pode estar em todas as coisas. Pessoas, paisagens, cachorros e acontecimentos do dia podem ser poéticos. O sorriso do irmãozinho, um drible do Pelé, podem ser poesias ou poéticos sem serem poemas.

Distinguir uma coisa da outra é importante, pois o poema só acontece com a escrita, no texto, na criação literária enquanto Arte.

Pode-se aprender a escrever um poema, mas nada garante que a poesia esteja presente nele.A fatura do poema e a edição

O poeta contemporâneo deve ser um rigoroso editor. Seu olhar leva em conta a adequação das palavras, a posição delas na página em branco, a fatura do poema, se a caixinha fez o clique ou não. E dá-lhe corte e reparos, tudo para buscar a maior significação possível. Tudo significa: o tipo de fonte, a caixa alta ou baixa, os espaçamentos, as pausas, a pontuação, etc. Além de tudo, a tecnologia espiritual do poeta deve conseguir ouvir o que as palavras não dizem.

Em seu poema “Procura da Poesia”, o poeta Carlos Drummond de Andrade diz coisas que, talvez, possam servir para todo aspirante à escrita poética: “O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia”; “não percas tempo em mentir”; “Convive com teus poemas, antes de escrevê-los”; “Não colhas no chão o poema que se perdeu”; e, talvez, a mais importante: “Penetra surdamente no reino das palavras. / Lá estão os poemas que esperam ser escritos.”; “Estão paralisados,… /…em estado de dicionário”.

Um poema é feito com palavras. Mas não basta copiar o dicionário. Há muitas formas de se dizer uma coisa em prosa. Na poesia, só existe uma. Quando você consegue, o poema faz um clique como uma caixinha se fechando.

É essa centelha que vamos perseguir na Oficina.

Seja bem-vindo!

1º Encontro:
• O que é Poesia?
• Fundamentos teóricos e estéticos do fazer poético (poiésis).
• As várias visões sobre o fazer poético e a fatura do poema.
• Poesia e Realidade – Texto de Sophia de Mello Andersen.
• Exercícios.

2º Encontro:
• A semiótica da poesia.
• Leitura e análise dos exercícios.

3º Encontro:
• A melopeia, fanopeia e logopeia de Pound.
• Leituras críticas e comentadas (textos escolhidos da bibliografia).

4º Encontro:
• Poemas modelares: análise e comentários em grupo (de vários autores e épocas).
• Exercícios de elaboração poética.

5º Encontro:
• Leitura e análise dos exercícios.
• Exercícios de memorização e leitura de poemas.
• A sonoridade expressiva e a expressão formal do poema.

6º Encontro:
• A estrutura matemática do soneto.
• A busca da poesia moderna. O verso livre, o enjambement, o tema.

7º Encontro
• Fundamentos para análise e interpretação de poemas: elementos formais.

8º Encontro:
• O haicai como exercício do olhar e da concisão. O caminho de Bashô.

9º Encontro:
• Poesia negra brasileira ou afro-brasileira. O que é?
• O futuro da poesia. Apontamentos para quem vai seguir a vereda da poesia.

10º Encontro:
• O mercado editorial e dicas para a primeira edição.
• Comentário sobre o projeto literário de cada um.

Professor

Edson Cruz

é poeta, crítico e editor do portal Musa Rara (www.musarara.com.br). Graduado em Letras pela USP e mestrando em Escrita Literária, publicou seis livros de poesia, uma adaptação em prosa do clássico indiano Mahâbhârata, um infanto-juvenil, um livro de depoimentos sobre o que seria a poesia e outro de ensaios sobre literatura. Lançou em 2022, “Negrura”, pela Kotter Editorial. Insta: @poeticas.da.escrita

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL