Introdução ao mercado editorial

com Mariana de Souza Lima

O curso apresenta os caminhos que um livro pode percorrer. O mercado editorial no Brasil ainda é conservador e as grandes editoras, em sua maioria, são empresas familiares. A boa notícia é que o mundo tem evoluído para um ambiente mais fácil para autores iniciantes e transformado as maneiras com que os livros são comercializados, mas ainda está longe de ser uma vida fácil. É necessário arregaçar as mangas e abraçar, sobretudo, o espaço digital. Números revelam um aumento das vendas em lojas virtuais, superando o resultado em livrarias físicas. E o digital é um lugar bem mais democrático, uma vez que garantir um lugar numa livraria física em que milhares de livros novos são lançados a cada mês no Brasil é extremamente desafiador. Há vida inteligente nas redes sociais e, acredite, ela pode ser usada a favor dos livros. E, o melhor, de todos os gêneros: da autoajuda à ficção. Investir em presença digital e o sentimento de comunidade é a ordem do dia!

Data: 21 e 28/9/24 (sábados)
Horário: das 10h às 15h
Valor: 6x R$ 65,00 no cartão de crédito

Carga horária: 8 horas

Sobre o curso

Programa:

Aula 1: Como publicar um livro e comercializá-lo. Entender como funciona uma editora, da aquisição à comercialização, e escolher qual a melhor casa para uma nova obra. Serão abordadas as principais livrarias do país, como funcionam, e os diversos formatos de um livro. Bem como as plataformas de publicação independente. Com o término da Bienal do Livro de 2023 no Rio de Janeiro, ressaltar o papel das feiras de todos os tamanhos na venda de livros. E, por fim, a importância da relação entre autores e editoras.

Aula 2: Os principais players digitais com destaque para a Amazon, que transformou a venda de livros no Brasil. A plataforma contém muitas oportunidades para fazer uma obra ser destacada. O programa de afiliação é um dos melhores do mercado e vamos entender o que é e como funciona. O importante papel das redes sociais e dos criadores de conteúdo, pagos ou orgânicos, na venda de livros. Entender os perfis das redes e em quais atuar. Acredite, o TikTok pode surpreender! Por fim, o investimento em eventos e treinamentos de vendas.

Professora

Mariana de Souza Lima

Mineira de Belo Horizonte, há mais de 40 anos no Rio de Janeiro, economista, ajudou a fundar uma pequena livraria no Jardim Botânico, bairro da zona sul carioca, onde permaneceu por 2 anos e comandou o setor de Marketing das editoras Sextante e Arqueiro por 18 anos.

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL