Clube de leitura CCBB

com Juliana Dal Piva, Marcelo Rubens Paiva, Ramon Nunes Mello e Suzana Vargas

O Clube de Leitura CCBB iniciou em março sua série de encontros do ano de 2025.

A cada evento temos a presença do autor ou especialista em sua obra, e ainda, os mediadores Ramón Nunes Mello e Suzana Vargas, para conversar sobre o livro do mês.

A edição de maio do Clube mergulhará na história do Brasil. Desta vez, conectando literatura, história e cinema.

O debate será em torno da trajetória de Rubens Paiva, ex-deputado federal e símbolo das violações aos direitos humanos durante a ditadura militar. Participam da conversa a jornalista Juliana Dal Piva, autora do livro Crime sem Castigo, e o escritor Marcelo Rubens Paiva, que entra remotamente para falar de Ainda Estou Aqui (2015), obra que inspirou o filme vencedor do Oscar em 2024.

O encontro presencial acontece no dia 14 de maio de 2025, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar.

Evento gratuito e com tradução em Libras.

Data: 14/5/2025
Horário: 17h30
Valor: Gratuito

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – RJ - Salão de Leitura – 5º andar - Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Os ingressos estarão disponíveis para retirada pelo site ou presencialmente na recepção do CCBB-RJ à partir das 9h da manhã do dia do evento.

INSCREVA-SE

Convidados

Juliana Dal Piva, Marcelo Rubens Paiva, Ramon Nunes Mello e Suzana Vargas

Juliana Dal Piva - Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com mestrado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio. Atualmente, é repórter do Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. Venceu diversos prêmios de jornalismo. Entre eles, o prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Autora de Crime sem castigo: Como os militares mataram Rubens Paiva (2025), da editora Matrix, que está lista de livros mais vendidos da revista Veja.


Marcelo Rubens Paiva - Escritor, dramaturgo e roteirista. Autor de uma extensa lista de romances, além de peças teatrais e roteiros para o cinema e a TV, recebeu prêmios importantes, como Jabuti, Prêmio Shell, Moinho Santista e da Academia Brasileira de Letras. Suas obras foram adaptadas para o cinema, teatro e séries de TV, e traduzidas para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco. É autor, entre outros, dos romances Feliz Ano Velho (1982) – com mais e 1,5 milhão de exemplares vendidos. Blecaute (1986), Ainda Estou Aqui (2015), Meninos em Fúria (2016), em parceria com Clemente Tadeu Nascimento e Do começo ao fim (2022). Em 2024, Ainda estou aqui ganhou adaptação para o cinema, com direção de Walter Salles, e foi vencedor do prêmio de melhor roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza. É pai de Joaquim e Sebastião, e vive em São Paulo.


Ramon Nunes Mello - Poeta, escritor e jornalista. Desde 2012, vive com hiv e é ativista de direitos humanos. Mestre em Poesia Brasileira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2017). Doutorando em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Autor dos livros Vinis mofados (Língua Geral, 2009), Poemas tirados de notícias de jornal (Móbile, 2011), Há um mar no fundo de cada sonho (Verso Brasil, 2016) e A menina que queria ser árvore (Quase Oito, 2018). Organizou Escolhas: Uma autobiografia intelectual, de Heloisa Buarque de Hollanda (Língua Geral/Carpe Diem, 2010); Tente entender o que tento dizer: Poesia + hiv/aids (Bazar do Tempo, 2018); Ney Matogrosso: Vira-lata de raça – memórias (Tordesilhas, 2018); Do fim ao princípio – Adalgisa Nery – poesia completa (José Olympio, 2022); Lowcura – poesia reunida de Rodrigo de Souza Leão (Demônio Negro, 2023, com Silvana Guimarães e Jorge Lira) e Meu lance é poesia – Cazuza (Martins Fontes, 2024); Protegi teu nome por amor – Cazuza – fotobiografia (Martins Fontes, 2024, com Lucinha Araujo).


Suzana Vargas - Poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 29 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL