Antônio Candido, em A literatura e a formação do homem (1), apresenta a função humanizadora da literatura e sua capacidade de confirmar a humanidade do homem. Para ele a literatura exprime o homem e atua sobre sua formação. Ele identifica três funções exercidas pela literatura. A primeira função é a psicológica ligada à capacidade e necessidade do homem de fantasiar. A segunda é a formadora que liga as fantasias expressas pela literatura ao real. E a terceira função diz respeito à identificação do leitor e de seu mundo representados na obra literária, é a função social.
Antônio Candido diz também que as camadas profundas da nossa personalidade podem sofrer um bombardeio poderoso das obras que lemos e que atuam de maneira que não podemos imaginar.
Objetivo deste módulo, portanto, é exatamente refletir sobre os períodos literários de grande importância na construção de uma literatura nacional. Rever os contextos de sua criação e formação, ler/reler textos de autores brasileiros observando suas técnicas de escrita em consonância com seu tempo, certamente, contribuirá para o repertório cultural daqueles que se propõe a dar prosseguimento, através da escrita, à grande tarefa de construção cultural literária brasileira.
Carga horária: 16 horas
O curso será constituído por 8 aulas divididas nos seguintes módulos:
I. Uma literatura colonial
Uma visão da nova terra
Um certo Gregório de Matos
Da Arcádia às Cartas Chilenas
II. Em busca da identidade: do Romantismo ao Modernismo
Nascimento: Romantismo.
Construção: Realismo/Naturalismo, Parnasianismo.
Apropriação: Modernismo.
Breve História da Literatura Brasileira:
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira (Momentos Decisivos). 6ª ed. Belo Horizonte. Ed. Itatiaia Ltda. 2000
BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. 6 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CÂNDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira. 6. ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.
CÂNDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, 1972.
LAJOLO, M. O que é literatura. 2 ed. São Paulo: Brasiliense. 1982.
POUND, E. ABC da Literatura. 11 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
Educadora. Seu instrumento? É a Literatura Brasileira e as literaturas africanas e afro-brasileira a que, nos últimos anos, tem se dedicado.
É formada em Letras-Português-Literaturas pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura-Realismo pela UERJ e diversos cursos em Cultura e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Trabalhou na rede municipal do RJ por 28 anos e, apesar de aposentada, continua a trabalhar na rede particular. Participou recentemente do projeto Autores e Livros: Encontros de Leitura no Complexo do Alemão como mediadora de leitura.
Acredita na literatura como viagens no tempo, no espaço e no Homem.