Este curso oferece uma introdução abrangente à coescrita com máquinas inteligentes, explorando tanto os fundamentos teóricos quanto as práticas contemporâneas. Abordaremos como a inteligência artificial (IA) pode ser utilizada como uma ferramenta criativa na literatura, incluindo estudos das principais teorias sobre a relação entre a criação artística e a tecnologia. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver suas próprias obras em colaboração com IA, aplicando técnicas aprendidas durante o curso.
Carga horária: 16 horas
Aula 1: Panorama Histórico
• Apresentação do curso
• Experiências de co-criação na obra de Roy Ascott
• Roland Barthes e a transformação do conceito de autor
Aula 2: Autoria e os Contextos Culturais
• Marshall McLuhan e as ambiências tecnológicas nas culturas orais e na cultura escrita
• Vilém Flusser e a crise da escrita
• Práticas e relatos de casos: diferenças entre os desafios de escrever e falar
Aula 3: Cultura Digital, Colaboração e Inteligência Coletiva
• Pierre Lévy e a reconstrução digital do sentido comum
• Henry Jenkins e cultura convergente
• Práticas colaborativas: construção de texto colaborativo (wiki)
Aula 4: Coexistências e Criação Distribuída
• Bruno Latour, as ficções, os modos de existência e a crise planetária
• Giselle Beiguelman e a reinvenção estética da arte algorítmica
• Prática: conversando com IAs (ChatGPT)
Aula 5: Tecnodiversidade e Artes Cibernéticas
• Yuk Hui, recursividade e os caminhos da arte na era das máquinas
• Prática: desenhando com IAs (DALL-E)
Aula 6: Imaginando Futuros
• Um panorama pelos mundos da ficção científica
• Lev Manovich e Emanuele Arielli e a estética generativa da IA
• Análise do filme "Her" e suas implicações existenciais
• Prática: engenharia de prompt e estilos estéticos
Aula 7: Cocriando Novos Mundos
• Apresentação de propostas de co-criação, brainstorm coletivo
• Implicações éticas da coescrita com IA
• Prática: análise de casos
Aula 8: Apresentação e Discussão dos Projetos
• Apresentação dos projetos finais em formato de leitura ou exibição digital
• Discussão e avaliação crítica dos projetos realizados
• ASCOTT, Roy. Is There Love in the Telematic Embrace?. Columbia College Chicago, 1990.
• BARTHES, Roland. A Morte do Autor. In: O RUMOR da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
• BEIGUELMAN, G. (2023). Inteligência artificial como phármakon: a arte algorítmica entre o remédio e o veneno. Rapsódia, 1(17), 161-174. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p161-174
• FLUSSER, Vilém. A escrita: Há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
• HUI, Yuk. Art and Cosmotechnics. 1. ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2021.
• HUI, Yuk. ChatGPT or the Eschatology of Machines. e-flux Journal, n. 137, 2023. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/137/544816/chatgpt-or-the-eschatology-of-machines/. Acesso em: 11 jun. 2024.
• JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
É filósofo, pesquisador e educador digital, com foco em cultura digital e inteligência artificial. Atualmente mora em Salvador, é professor e pesquisador visitante no ISC/UFBA e colunista do Jornal Correio (BA). Possui doutorado em Comunicação Digital (ECA/USP), mestrado em Comunicação/Cibercultura (UFBA) e bacharelado em Filosofia (UFBA). Com vasta experiência em ensino superior e projetos de cultura digital, destaca-se por sua atuação na ECA/USP, PUC Minas, FAAP-SP, e colaboração em iniciativas como Cultura Viva, Instituto Overmundo e Funarte. É professor e pesquisador visitante no ISC-UFBA.