Literatura indígena

Movimento político-estético

com Carina Oliveira Pataxó

Em três encontros, o curso tratará do movimento estético-político que é a literatura indígena. Literatura esta, que nasce para a sociedade nacional a partir da década de 1990. No entanto, embora a literatura indígena seja diretamente associada ao livro, conforme referenciais indígenas contemporâneos, esta assume caráter amplo e é uma das possibilidades de entrada nas culturas indígenas. Deste modo, o diálogo do curso irá (também) ao encontro do contraponto aos estereótipos impostos aos sujeitos e povos indígenas historicamente e como estes, na contemporaneidade, têm ecoado suas vozes.

Datas: 23, 25 e 26/7/24 (terça, quinta e sexta-feira)
Horário: das 19h às 21h
Valor: 3x R$ 90,00 (no cartão de crédito)

Carga horária: 6 horas

+

Sobre o curso

Programa:

23/7: povos indígenas em 1500, os escritos sobre os povos indígenas, formação do “povo brasileiro”, políticas indigenistas e a literatura indianista.
25/7: literatura indigenista, “folclore ou narrativa indígena?”, produções sobre sujeito indígena enquanto narrador e Movimento Indígena.
26/7: literatura indígena brasileira contemporânea: passeio histórico, sujeito indígenas na contemporaneidade e suas diferentes atuações e ocupações, indicações de literatura indígena, literatura indígena na escola “como pensar numa sociedade antirracista?”

Professor(a)

Carina Oliveira Pataxó

Pedagoga (UFRJ), mestre em Educação (UFRJ), doutoranda em Educação (UFRJ) e professora de biblioteca em escola privada. É pesquisadora da literatura indígena há 6 anos.

Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL