Oficina de Criação Literária – móds. I e II

com Luiz Antonio de Assis Brasil

O programa da oficina de criação literária, a qual compreende dois módulos (dois semestres). Trata-se da mesma metodologia utilizada pelo professor na PUC-RS, com êxito comprovado pela qualidade de seus egressos; no decorrer dos 40 anos de existência da Oficina, esses ex-alunos vêm conquistando prêmios e publicações, tanto nacionais como internacionais. Não se trata de uma improvisação, de uma aventura, mas sim, de um programa com metas e trabalhos intensos, que serão avaliados individualmente pelo próprio professor e por escrito. Se você concorda com o programa e está com disposição para esse desafio que tem a duração de um ano, pode-se dizer que este é seu lugar por um ano.

Data: Mód. I - De 14/8 a 4/12/26; Mód. II - De 5/3 a 25/6/27 (6as. feiras)
Horário: das 18h às 20h
Valor: 10x R$ 560,00 até 25/7/26. Após, 10x 620,00 no cartão de crédito.

Carga horária: 64 horas

Sobre o curso

Programa:

MÓDULO I - Este é o momento de conhecer e praticar os itens básicos da escrita de ficção.

O módulo I da oficina é dedicado exclusivamente à narrativa de ficção e ao processo criativo enquanto teoria e prática. Nela você irá trabalhar:

1. A personagem de ficção. Teoria e prática.

2. O conflito como elemento essencial da narrativa de ficção. Teoria e prática.

3. A focalização (foco narrativo). As diferentes concepções acerca do tema, de Gérard Genette a Alicia Rasley.

4. Os diversos níveis de imersão na interioridade da personagem, com exercícios correspondentes.

5. Criação de textos utilizando as diferentes técnicas da focalização.

6. O espaço da narrativa. O espaço “real” e o psicológico. Teoria e prática.

7. O tempo da narrativa. O tempo cronológico, do ficcionista, do leitor e da personagem. As conexões narrativas. Cenas e sumários. Teoria e prática.

8. O diálogo. As técnicas das diferentes formas do diálogo [do discurso]. Teoria e prática.

A par disso, faremos exercícios em sala de aula, tendo como base a natureza e a dinâmica das propostas do grupo francês OULIPO.

MÓDULO II - Este é o momento de aplicar os conhecimentos trabalhados no semestre anterior. MÓDULO II -

1. No módulo II trabalharemos os dois principais gêneros da narrativa ficcional, a saber: o romance e a novela. O propósito é habilitar e aprimorar os conhecimentos dos alunos nestas áreas. A par disso, serão recuperados os conceitos de conflito, personagem, tempo, espaço e enredo e, quanto ao conto, a teoria de Ricardo Piglia.

2. Todo o trabalho será realizado através da metodologia preferencial do ministrante: os estudos de casos, que poderão ocorrer na forma de seminários de contos e/ou de projetos de romance individuais, de acordo com a preferência do aluno, mediante escala prévia.

3. Mesmo não se constituindo de um grupo de leitura, a Oficina irá propor a leitura de três novelas/romances que serão objeto de análise pela turma a partir de alguns pressupostos ligados aos conceitos enumerados no item 1

4. Cada participante terá seus textos (exercícios trissemanais) avaliados pessoalmente pelo ministrante.

5. A união das avaliações coletivas [seminários e estudos de projetos] com a avaliação individual do ministrante é a segurança de um aprendizado com múltiplas faces, garantindo-se, assim, a pluralidade de perspectivas sobre o mesmo texto; por causa disso, estimula-se o aluno a participar de ambas as atividades.

6. A oficina contará com monitoria qualificada em Escrita Criativa, com, no mínimo, mestrado ou doutorado em andamento nessa área específica. Sua função é organizar a turma em seu quotidiano e oferecer sugestões de modo a que haja a melhor rentabilidade possível no tempo de que dispomos.

Bibliografia:

[não haverá indicação das editoras porque são obras conhecidas e, algumas, com várias edições]

a) obras a serem objeto de estudo pela turma:
CARPENTIER, Alejo. Os passos perdidos.
LAUB, Michel. Longe da água.
WOOLF, Virginia. Orlando.

b) obras que merecem ser lidas em função de nossas aulas [seriam centenas; mas são listadas abaixo as que, de alguma forma, mais de perto dizem respeito aos conteúdos da Oficina]:

SHAKESPEARE, W. Hamlet - fundamental conhecê-lo bem.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Hibisco Roxo.
BALDWIN, James. O quarto de Giovanni.
BEAUVOIR, Simone. A convidada.
BERLIN, Lucia. Manual da faxineira.
BERNHARD, Thomas. Derrubar árvores: uma irritação.
JAMES, Henry. A fera na selva.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela.
MAIRAL, Pedro. A uruguaia.
MANN, Thomas. A morte em Veneza.

Professor

Luiz Antonio de Assis Brasil

Romancista e ensaísta, com mais de duas dezenas de livros. Doutor e Pós-Doutor em Letras. Professor da PUC-RS. Prêmios Jabuti, Machado de Assis, Portugal Telecom (atual Prêmio Oceanos). Distinguished Brazilian Writer in Residence na Berkeley University e Catedrático Convidado da Brown University, Estados Unidos. Ministrante, há 39 anos, da mais longeva oficina de criação literária do Brasil, de que são egressos Michel Laub, Daniel Galera, Luisa Geisler, Paulo Scott, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, todos premiados e com publicações no Exterior. Autor do best-seller “Escrever ficção - um manual de criação literária”, (colab. Luis Roberto Amábile). Editora Companhia das Letras, 2019.

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL