Oficina de Criação Literária – módulo especial

(VAGAS ESGOTADAS – TURMA FECHADA)

com Luiz Antonio de Assis Brasil

Data: De 3/8 a 7/12/26 (2as. feiras)
Horário: das 18h às 20h
Valor: 6x R$ 465,00 até 10/7. Após, 6x R$ 505,00 no cartão de crédito

Carga horária: 32 horas

Sobre o curso

Programa:

1. ⁠Todo o trabalho será realizado através da metodologia preferencial do ministrante, envolvendo atividades distribuídas ao longo do semestre, a saber: aulas conceituais; exercícios trissemanais (com devolutivas enviadas por e-mail pelo ministrante); seminários de contos ou estudos de caso (para projetos ou capítulos de narrativas longas); aulas “drops” (para trechos breves apresentados pelos participantes); exercícios de escrita em aula e debates sobre obras literárias.
2. As atividades serão realizadas segundo o cronograma disponibilizado na semana anterior ao início do curso. A ordem das apresentações será definida por sorteio, assim como a escalação de grupos e debatedores para os seminários e estudos de caso. Alterações deverão ser comunicadas com pelo menos uma semana de antecedência.
3. ⁠Mesmo não se constituindo de um grupo de leitura, a oficina irá propor a leitura da obra Crime e Castigo, que será objeto de debate pela turma a partir de um roteiro previamente disponibilizado.
4. ⁠A união das avaliações coletivas com a avaliação individual do ministrante é a segurança de um aprendizado com múltiplas faces, garantindo-se, assim, a pluralidade de perspectivas sobre o mesmo texto; razão pela qual estimula-se a participação em todas as atividades.
5. ⁠A oficina contará com monitoria qualificada em Escrita Criativa, com, no mínimo, mestrado ou doutorado em andamento na área. Sua função é organizar a turma em seu cotidiano e oferecer sugestões de modo a que haja a melhor rentabilidade possível no tempo de que dispomos.
6. As vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de inscrição, de modo a formar uma turma composta por participantes com diferentes graus de experiência.

Professor

Luiz Antonio de Assis Brasil

Romancista e ensaísta, com mais de duas dezenas de livros. Doutor e Pós-Doutor em Letras. Professor da PUC-RS. Prêmios Jabuti, Machado de Assis, Portugal Telecom (atual Prêmio Oceanos). Distinguished Brazilian Writer in Residence na Berkeley University e Catedrático Convidado da Brown University, Estados Unidos. Ministrante, há 39 anos, da mais longeva oficina de criação literária do Brasil, de que são egressos Michel Laub, Daniel Galera, Luisa Geisler, Paulo Scott, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, todos premiados e com publicações no Exterior. Autor do best-seller “Escrever ficção - um manual de criação literária”, (colab. Luis Roberto Amabile). Editora Companhia das Letras, 2019.

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL