Oficina de Gêneros Literários

com Arthur Telló

O Sistema de gêneros e como ele se materializa/inscreve no discurso literário. A prática de escrita a partir do estudo de autores. A forma e o conteúdo dos textos de literatura (expressão e tema). Diferenças e similaridades entre gêneros dos campos narrativo, dramático e lírico. Especificidades da leitura e da criação literária. Questões de composição da narrativa (romance, novela, conto); da poesia (versos metrificados e versos livres) e do teatro (tragédia, comédia e demais subgêneros dramáticos).

Data: De 9/3 a 27/4/26 (3as. feiras)
Horário: das 19h30 às 21h30
Valor: 4x R$ 202,50 no cartão de crédito

Carga horária: 16 horas

Sobre o curso

Programa:

METODOLOGIAA base metodológica consiste em aulas dialogadas; leitura prévia dos textos literários escolhidos para cada encontro (o texto teórico é de leitura opcional por parte do estudante); discussão sobre o conteúdo dos textos; seminários; atividades de pesquisa etc.

Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR E SILVA, Vitor M. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina. 1993 8ª ed.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Lisboa: Signos, 1973.
CANDIDO, Antonio (et al.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1992.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.
EAGLETON, Terry. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Facilitador

Arthur Telló

Formado em Letras Português/Latim pela UFRGS. Tem mestrado em Escrita Criativa pela PUCRS, onde, desde 2016, atua como professor da Escola de Humanidades, com ênfase nos cursos de Letras e Escrita Criativa. É doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS e é docente da especialização em Escrita Criativa da UNICAP, ministrando a disciplina de Contos e narrativas breves. Em 2016, venceu o prêmio Açorianos na categoria romance com o livro “O tríptico de Elisa”. Em 2019 publicou a obra de contos “Os cadernos de solidão de Mario Lavale”, que foi finalista do prêmio Açorianos em 2020.

botão Whatsapp
Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL