Outono de carne estranha

Leitura guiada pelo autor

com Airton Souza

Outono de carne estranha, obra literária LGBTQIAPN+ que se passa no maior garimpo a céu aberto já existente, Serra Pelada, foi o romance vencedor do prêmio SESC de Literatura 2023. Ele será lido e comentado pelo autor Airton Souza em dois encontros on-line, pela plataforma Zoom.

No primeiro encontro Airton apresentará o livro e comentará sua trajetória de escritor, fará a leitura do primeiro capítulo e destacará aspectos do processo de criação da obra e da sua repercussão na mídia, no mercado editorial e junto ao público leitor. No segundo encontro, o grupo volta se reunir para discussão do enredo, da estrutura narrativa e das personagens e para leituras de trechos escolhidos pelos participantes.

Datas: 22 e 29/7/24 (segundas-feiras)
Horário: das 19h às 21h
Valor: 3x R$ 45,00 (no cartão de crédito)

Carga horária: 4 horas

+

Sobre o curso

Programa:

Em dois encontros, Airton Souza, autor do romance vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2023, apresentará o livro e fará comentários acerca da obra.

Outono de carne estranha retrata a lida dura e rústica no garimpo de Serra Pelada, no sudeste paraense, cuja efervescência se deu na primeira metade dos anos 1980. Neste cenário inusual no romance brasileiro, dois garimpeiros vivem uma tórrida história de amor. Amor proibido para os padrões da época e do lugar.

Ao longo dos encontros, o autor destacará diversos aspectos contidos na narrativa entre os quais o histórico, destacando ,principalmente, a intervenção militar promovida no garimpo pelo Estado brasileiro no sudeste do Pará; as relações entre micro e macro poderes; o afeto como forma de resistência; a migração dentro da região norte do país; as formas de violência que imperam até os dias de hoje e uma ampla reflexão entre o profano e a fé.

Professor(a)

Airton Souza

Airton Souza nasceu em 1982, em Marabá, no Pará. Escritor, pesquisador e historiador, publicou 50 livros. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Com o seu romance de estreia Outono de carne estranha (Record, 2023) venceu o Prêmio Sesc de Literatura 2023. Venceu os prêmios Cidade de Manaus, Prêmio Off Flip, o III Prêmio Ufes entre outros. Possui poemas traduzidos para o espanhol, inglês e alemão.

Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL