Neste mês vamos receberemos Cynthia Azevedo que nos guiará para conhecer um pouco da infâncias de Astrid Lindgren (14/11/2007-20/01/2002), autora sueca, consagrada e traduzida em diversas línguas.
Astrid Lindgren cresceu em uma fazenda na Suécia e muitos dos seus livros são baseados em sua família e memórias de infância. Sua personagem mais famosa, Píppi Meialonga, foi inventada originalmente para entreter sua filha Karin de 7 anos, que estava acamada. É uma menina irreverente que vai desconstruir diversos padrões e modelos da literatura infantil. Há diferentes títulos com as aventuras de Píppi traduzidos em mais de 110 línguas.
Astrid ficou conhecida por seu apoio aos direitos das crianças e dos animais e por sua oposição aos castigos físicos na infância.
Recebeu, em 1958, o Prêmio Hans Christian Andersen concedido pelo IBBY (International Board on Books for Young People), considerado o Nobel da literatura infantil.
A partir de 2003, a coroa sueca criou o Prêmio ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award para homenagear Astrid e sua obra. O prêmio é concedido anualmente em três categorias: escritor, ilustrador e mediador de leitura. Em 2004, a autora brasileira Lygia Bojunga foi agraciada com o prêmio ALMA.
• Apresentadora
Cynthia Azevedo – psicanalista, escritora, editora.
• Curadoria e mediação
Ninfa Parreiras - escritora de obras literárias para crianças e jovens e de livros de ensaios. Mestre em Literatura Comparada (USP), graduada em Letras e Psicologia (PUC-Rio), especialista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil de 1987 a 2010, e pesquisadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.