Rodas de Leitura: teoria e prática

com Suzana Vargas e Vânia Salek

O curso possui natureza teórico-prática. Desenvolve metodologia inédita voltada à prática de Rodas de Leitura em salas de aulas, bibliotecas e espaços diversos. Da escolha dos textos à sua abordagem inicial, passando pelo perfil dos mediadores e sua comunicação com os diversos tipos de público, as aulas mesclam leitura, teoria e prática. Conceito de literatura, leitura e gêneros literários fazem parte deste trabalho, que deseja ser uma vivência orientada para que os textos lidos em grupo sejam explorados em sua integralidade.

Datas: 13/8 a 26/11 (terças-feiras)
Horário: das 15h às 17h
Valor: 6x R$ 210,00 no cartão de crédito

Carga horária: 32 horas

+

Sobre o curso

Programa:

O que é ler? O que chamamos de leitura literária realizada em grupo, seus pressupostos e significados;
Noções de gênero e de estilo / estratégias e conceitos;
O que ler, como ler, quando ler e com quem ler? Escolhas de textos e sua adequação/ Fatores que devemos levar em conta quando vamos ler em grupo / As circunstâncias, as escolhas de autores e locais/ Processos / Planejamento de uma Roda de Leitura/ Elementos e fatores essenciais / Ler não é ouvir;
Processos intelectuais envolvidos no ato da leitura ;
Autores e obras;
Tipos diferenciados de público e adequação do trabalho;
Avaliação final individual.

Bibliografia:

Disponvível em breve.

Professor(a)

Suzana Vargas e Vânia Salek

• Suzana Vargas – Escritora, autora de poesia, literatura infantil e juvenil e ensaios. Mestre em teoria Literária pela UFRJ, especialista em leitura. Desenvolveu desde os anos 90 um método inédito de trabalho com Rodas de Leitura em diversos espaços culturais que é hoje adotado em programas de leitura pelo país e motivo de teses de mestrado e doutorado. Criou e coordena o Instituto Estação das Letras.

• Vânia Salek - Nascida em Recife, em janeiro de 1951, e formada em Letras pela UFRJ, foi uma das fundadoras e diretoras da Creche Garatuja, instituição especializada em Educação Infantil, que funcionou no Rio de Janeiro ao longo de 30 anos (1981-2011). Ligada ao IEL desde 2004, participou de mais de 20 oficinas de leitura e de criação de texto, dentre elas a de Formação de Mediadores de Leitura, ministrada por Suzana Vargas. É membro do grupo Letra Falante, dedicado ao estudo e à elaboração de textos de literatura para crianças e jovens.

Livros publicados:
• A criança até 4 anos – Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos). Summus, 2010.
• Que sentido os sentidos têm? – Ed. Gryphus, 2011.
• Da África e sobre a África – textos de lá e de cá. – escrito em parceria. Cortez Editora, 2012.
• Haicontos de fadas. – escrito em parceria. Ed. Bambolê, 2017.
• O pirata medonho. Ed. Gaivota, 2023.

Facebook IEL Instagram IEL Youtube IEL